sexta-feira, 20 de março de 2009

Café e sua história

Fresquinho, recém-coado ou tirado da máquina e respondendo ao nome de expresso (ou espresso, como preferem os italianos). Basta um pequeno gole de café para que você seja atrelado a uma milenar história.

Os árabes são os grandes responsáveis pelo hábito de tomar café. Tudo teria começado na Etiópia. No início, o café era conhecido apenas por suas propriedades estimulantes e a fruta era consumida fresca, sendo utilizada para alimentar e estimular os rebanhos durante viagens. Com o tempo, o café começou a ser macerado e misturado com gordura animal para facilitar seu consumo durante as viagens.

Em 1000 d.C., os árabes começaram a preparar uma infusão com as cerejas, fervendo-as em água. Somente no século XIV, o processo de torrefação foi desenvolvido, e finalmente a bebida adquiriu um aspecto mais parecido com o dos dias de hoje.

A difusão da bebida no mundo árabe foi bastante rápida. O café passou a fazer parte do dia-a-dia dos árabes sendo que, em 1475, até foi promulgada uma lei permitindo à mulher pedir o divórcio, se o marido fosse incapaz de lhe prover uma quantidade diária da bebida. A admiração pelo café chegou mais tarde à Europa durante a expansão do Império Otomano.

Interessante, não? Um pouco mais sobre a história do café você pode encontrar no seguinte link: http://www.abic.com.br/scafe_historia.html

Um comentário: