terça-feira, 31 de março de 2009

Instituto de Psiquiatria realiza programa especial para autistas

O Instituto de Psiquiatria - IPq (do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP), pioneiro no estudo e tratamento do transtorno do espectro autista há mais de 30 anos, está iniciando um novo programa, o Estação Espacial, voltado ao acompanhamento específico de portadores da Síndrome de Asperger, autistas considerados de alto funcionamento, inteligentes e capazes, mas que não conseguem se relacionar/comunicar de forma adequada, sendo por isso pessoas muito solitárias.

O objetivo do programa é aproximar esses indivíduos, favorecendo a inter-relação e o desenvolvimento de vínculos e amizades.

Mais comum no sexo masculino (na proporção de uma mulher a cada dez homens), a Síndrome de Asperger representa entre 10% a 20% dos portadores de trantorno do espectro autista.

As pessoas que apresentam a Síndrome geralmente são consideradas pela família como excêntricas ou esquisitas, que ficam restritas em casa, em um mundo próprio.

O grupo está aberto para triagens e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3069 6509, somente às quartas-feiras, das 9h às 12h, com o Dr. Estevão Vadasz.

(Fonte: Assessoria de Imprensa do IPq-HCFMUSP)

6 comentários:

  1. Gostaria de agendar uma consulta com dr Estevão pois tenho um filho de 21 meses que apresenta comportamento estranho e não fala.Sou médica clínica e estou como mãe muito apreensiva. Por favor aguardo contato por e-mail: bessalinas@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Benícia, me desculpe, mas não tenho o contato direto do especialista. E infelizmente só vi hoje sua postagem...
    Aconselho que vc. entre em contato no próprio IPq. Vou tratar de repassar sua solicitação ao pessoal do IPq, ok?
    Esperança e paz de espírito para você.
    Muita saúde ao seu filhinho!
    forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber onde fica o consultorio do Dr. Estevao para poder marcar uma avaliacao para a minha filha.
    Grata
    Carmen Cruz

    ResponderExcluir
  4. Olá, Carmen!
    Eu não tenho esta informação. Não possuo o contato direto com o Dr. Estevão.
    Acredito que o mais aconselhável seja vc. procurar o IPq - Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinícas de São Paulo (ligado à Faculdade de Medicina da USP.
    O telefone é o seguinte:
    (11) 3069 6509

    ResponderExcluir
  5. Oi O telefone do consultório do Dr Estevão é (11) 3088-8747, irá atender geralmente a secretária eletronica, deixe o recado que eles retornam, beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, Heloísa!
    Muito, muito obrigada pelo esclarecimento.
    Saúde e felicidade.
    Beijos da Deborah

    ResponderExcluir