segunda-feira, 4 de maio de 2009

Loucura: o insano sistema de saúde mental

Nos dias 7 e 8 de maio de 2009 em São Paulo e Brasília, respectivamente, acontecem quatro encontros com o tema: Justiça e Doença Mental - Loucura: o insano sistema de saúde mental. Este evento é resultado de parceria do Instituto de Psiquiatria - IPq - HCFMUSP com entidades como: Procuradorias Regional (3a Região) e Geral da República; Ministério Público Federal; Associação Psiquiátrica de Brasília; Faculdade de Medicina da USP, entre outras.

As abordagens terapêutica e jurídica da doença mental sempre foram motivos de debate. Restringir ou não a liberdade do doente? Medicá-lo à revelia? Que probabilidade tem o transtorno mental de trazer risco à segurança do próprio doente e de terceiros? Quando o doente mental é imputável? De que forma, quando e por quanto tempo aplicar ao doente mental uma medida de segurança? Como isto se relaciona com as políticas de saúde pública?

Essas questões e suas implicações serão profundamente discutidas, oferecendo não só uma visão completa e realista de como o tema tem sido tratado no Brasil, mas também subsídios para formular uma proposta mais eficaz de solução.

Os encontros são gratuitos, voltados a profissionais interessados e/ou que atuam em áreas correlatas. Informações mais detalhadas e inscrições por meio do site:
http://www.ipqhc.org.br/evento/index.html ou tel. (11) 2192 8678 - e-mail: seminario@prr3.mpf.gov.br11

Locais dos encontros:
SP (07/05)
- Instituto de Psiquiatria - IPq - HCFMUSP
Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 (dentro do Complexo HC)
- Procuradoria Regional da República – 3ª Região
Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 2020 - SP

Brasília (08/05)
- Procuradoria Geral da República (DF)
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C - Brasília - DF
- Associação Psiquiátrica de Brasília (APBr)
Hotel Gran Bittar - SHS, QD. 05, BL.A, Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário