sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A importância da fonoaudiologia no cotidiano do trabalho

No próximo domingo, 9 de dezembro, será comemorado mais uma vez o Dia do Fonoaudiólogo. Muito difundida na área da educação e saúde, a fonoaudiologia também contribui de forma importante nas relações profissionais e de comunicação no mundo corporativo. E como a especialidade pode auxiliar neste segmento?
Nos processos seletivos, por exemplo, a forma como os candidatos se comunicam é avaliada como habilidade essencial para quase todos os cargos em empresas, além de ser um fator decisivo para a ascensão na carreira. A competência comunicativa – em que a voz é a forma de comunicação mais utilizada - é definitivamente a habilidade essencial para o sucesso na carreira no mundo corporativo
A fonoaudióloga Ana Elisa Moreira-Ferreira, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa),  e uma das maiores autoridades brasileiras no assunto, cita alguns cuidados essenciais para o sucesso nas relações profissionais que envolvem a comunicação e, por consequência, a avaliação, ampliando as chances de ascensão na carreira:
 1. Cada um de nós tem seu estilo de comunicador, mas este deve ser adaptado ao contexto, ao interlocutor, ao assunto. É essencial termos flexibilidade, transformando nosso estilo para a necessidade do momento, favorecendo a aproximação.
2. Escutar para entender é o primeiro passo para se comunicar bem. Somente solucionamos adequadamente as problemáticas que se apresentam em nossas relações profissionais e pessoais se escutamos atentamente todas as informações, dados, fatos. Mas não basta escutar, é necessário buscar também entender o seu interlocutor, acolhe-lo e ter empatia.
3. Faça perguntas que promovam a reflexão, demonstrando interesse genuíno na busca de mais informações.
4. Não fique apenas nos questionamentos. Ofereça soluções para as problemáticas que se apresentam no seu dia-a-dia.
5. Mantenha uma posição positiva frente à vida. Ninguém quer manter um relacionamento duradouro com quem vê apenas os problemas em tudo que se apresenta.
6. Seja assertivo, lide com a verdade, expressando-se com segurança e clareza, mas sem agredir ao outro.
7. Combine o conteúdo da informação com a expressividade da voz. É a voz a responsável por transmitir a informação emotiva dos fatos e, portanto, acreditamos mais nas informações transmitidas pelas variações melódicas, do que nas palavras.
8. Respeite as regras de etiqueta de cada ambiente social e corporativo. Além da cordialidade necessária na comunicação, existem regras nos ambientes que frequentamos. Melhor avaliados seremos quanto mais respeitarmos tais regras.
9. Module sua voz, seus gestos e seu olhar no ambiente profissional. Exageros estão relacionados a situações de intimidade e de liberdade, o que não é bem visto no trabalho.
10. Somos avaliados por nossa cultura e compreensão do mundo, mas somos rejeitados quando não incluímos os ouvintes nos diálogos. Portanto, escolha o vocabulário e a estrutura das frases pertinentes para cada situação e interlocutor. Dependendo dos seus ouvintes, palavras difíceis apenas impõem distância e dificultam a interação.
11. Mas lembre-se: nenhum bom comunicador chega longe com discursos vazios. É necessário buscar conhecimento sobre assuntos específicos do seu trabalho, mas também diversificado sobre o mundo e a atualidade.
(fonte: Ana Elisa Moreira-Ferreira, especialista em voz e motricidade oral,  membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia – SBFa / Baruco Comunicação Estretégica)
 

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