quinta-feira, 23 de julho de 2009

Pacientes com Alzheimer

O Centro de Reabilitação e Hospital-Dia Geriátrico do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP está triando homens e mulheres acima de 60 anos, com diagnóstico de Doença de Alzheimer em estágio leve a moderado ou comprometimento cognitivo leve (problemas de memória, atenção e raciocínio) para acompanhamento em grupo terapêutico complementar ao tratamento medicamentoso.

O programa tem duração de 15 semanas e inclui atividades como: estimulação cognitiva individual e em grupo, com uso de programas computadorizados e jogos de raciocínio, terapia ocupacional, arteterapia, fonoaudiologia, fisioterapia e educação física.

Familiares e cuidadores participam de grupos de apoio psicológico e psicoeducacional.

Inscrições: tels. 3069 7924 - 9749 2623 ou e-mail: glendads@gmail.com

(Fonte: Assessoria de Imprensa IPq)

Doar sangue no inverno também salva vidas


Os estoques do Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público Estadual só são suficientes para um dia de atividade, isso porque no frio o número de doadores diminui. Do estoque mínimo de 60 bolsas com 450 ml de hemocomponentes (sangue, plasma, plaquetas etc), há apenas 19. “Se as doações continuarem assim, só serão mantidos os serviços de urgência”, explica Fábio Lima, diretor do Banco de Sangue, que faz um apelo para que as pessoas doem sangue.

Está apta para doação a pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos, que dormiu bem durante a noite, com peso igual ou superior a 50 Kg. É necessário também estar alimentado e apresentar um documento de identidade. Cada doação pode salvar até quatro vidas.

Não podem doar pessoas que estejam gripadas, com febre ou qualquer outro tipo de infecção. O mesmo se aplica aos usuários de drogas e pessoas alcoolizadas.

O voluntário passa por uma entrevista, medição sinais vitais, de pressão, teste de anemia e o sangue doado é submetido a exames sorológicos. É feita também a tipagem sangüínea. Todo material utilizado é estéril e descartável. Doar não afina e nem engrossa o sangue.

O Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público Estadual está localizado à r. Pedro de Toledo, 1.800 e funciona de segunda a sábados e feriados das 7h30 às 17h. Não funciona aos domingos. Para mais informações 5088-8249.


(Fonte: Assessoria de Imprensa HSPE)

sábado, 11 de julho de 2009

Massagem com bolinha


Compre uma bolinha com pinos de plástico, como a figura acima, um óleo de amêndoa e adote um bom exercício para ativar a circulação, eliminar as dores no corpo e acordar bem disposta. Espalhe o produto nos pés e nas pernas e, com a bolinha, faça movimentos circulares de baixo para cima. Depois, repita o processo no abdome, nos braços, nas mãos e nas costas. “Nos pontos doloridos, a pressão pode ser um pouco maior. Mas, em geral, ela deve ser suave para não arranhar a pele ou estimular a flacidez”, ensina a fisioterapeuta Fernanda Scovino, do Espaço Solaris, do Rio de Janeiro.


(Fonte: revista Claudia)

Ainda falando a respeito de quedas...


Pequenos acidentes que acontem em casa podem ter consequências muito mais sérias do que se pensa. Com maior incidência na terceira idade, os tombos podem ser evitados se forem levados em conta alguns cuidados rotineiros. Como manter a casa livre das armadilhas? Conversei a respeito com a médica geriatra Juliana Rodarte Pontes. Responsável pelo Grupo de Prevenção em Quedas da do Total Care/SP, a especialista comenta o porquê das quedas afetarem mais os idosos. Integrante também do Ambulatório de Quedas do Hospital do Servidor Público (SP), Juliana Rodarte Pontes fala a respeito dos problemas de saúde gerados pelos tombos e como evitá-los.


Acesse a entrevista em podcast em: http://www.podtersaude.com.br/2008/04/14/quedas-como-manter-sua-casa-livre-das-armadilhas/