sexta-feira, 25 de junho de 2010

Dengue pode ser detectada por meio de saliva e urina

Uma pesquisa feita por alunos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, ambas da USP, mostrou que é possível detectar o vírus da dengue através da saliva e da urina. O projeto Estudo Prospectivo da Infecção pelo Vírus da Dengue em Crianças no Município de Ribeirão Preto, São Paulo foi coordenado pelo pesquisador Victor Hugo Aquino Quintana, que resolveu deixar os exames de sangue em segundo plano para o diagnóstico de doenças, principalmente por estar trabalhando com crianças. “A saliva e a urina são substâncias mais fáceis de lidar quando se está trabalhando com elas”, justifica o pesquisador.


A matéria completa, assinada pela jornalista Rafaela Carvalho – da Agência USP – pode ser conferida em:
http://www.usp.br/agen/?p=25457

quinta-feira, 24 de junho de 2010

A (super) romã


As sementes da romã oferecem três vezes mais antioxidantes do que o chá verde e o vinho tinto. Com isso, combate as inflamações no organismo, consideradas um das causas para o desenvolvimento da obesidade. Tal ação foi comprovada em estudo feito pelo Departamento de medicina da Case Western Reserve University, em Cleveland, nos Estados Unidos, que mostrou que ingerir 175 ml de suco de romã por dia diminui significativamente a atividade de uma proteína inflamatória. Quantidade ideal: meia xícara de suco de romã por dia; bata a fruta com água no liquidificador.

(fonte: revista Cláudia)

Estudo relaciona câncer de próstata e sofrimento emocional

Pesquisa da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) mostra que os homens maduros associam o câncer de próstata a perda da virilidade e da identidade masculina, o que gera grande sofrimento emocional e familiar. O trabalho aponta que as campanhas sobre saúde masculina, além de informarem o público e incentivarem o diagnóstico precoce, devem evidenciar as possibilidades de tratamento e cura. O estudo foi realizado pela psicóloga Ana Cristina Almeida Vieira, com orientação do professor Marcos Francisco Dall’Oglio, da Faculdade de Medicina da USP.

A matéria completa do jornalista Júlio Bernardes, da Agência USP, você confere no seguinte link:


 
(fonte: Agência USP)

Vitamina E

Vitamina E pode proteger pulmão. Segundo estudo apresentado em conferência da American Thoracic Society, o uso contínuo da vitamina diminui em 10% a ocorrência de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) em mulheres com mais de 45 anos. A pesquisa afirma que a vitamina E age nos radicais livres que causam danos ao pulmão.

(fonte: Folha)

Chocolate + leite


Recente pesquisa apresentada no congresso da American College of Sports Medicine aponta que tomar leite com chocolate após atividade física ajuda na recuperação muscular. O estudo diz que a 'dupla' é até melhor do que bebidas com carboidratos, especiais para atletas. Os exames mostram que a síntese de proteínas na musculatura esquelética aumenta após o consumo da mistura (450 ml de leite magro com chocolate). A explicação, segundo a pesquisa, está no fato de que o leite com chocolate combina proteínas e carboidratos na medida certa, além de potássio, cálcio e magnésio, perdidos na transpiração.

(fonte: Folha de S. Paulo)

Dependência de Cocaína

O Instituto de Psiquiatria, o IPq, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP está testando uma nova forma de tratamento para dependência de cocaína: por meio de estimulação magnética transcraniana (EMT). E busca homens e mulheres de 18 a 40 anos, que não apresentem outras dependências químicas, exceto tabaco. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (11) 3069-8159 ou e-mail: emt@hcnet.usp.br

 (fonte: Assessoria de Imprensa IPq)

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Atenção, chocólatras!



IPq reúne pessoas que se consideram chocólatras. O Programa de Atendimento ao Obeso do Instituto de Psiquiatria (IPq), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP convida pessoas maiores de 18 anos que se considerem compulsivas ou viciadas em chocolate para participarem de um encontro. O objetivo inicial é o de levantar dados sobre o tema. São dez encontros quinzenais, às segundas-feiras das 10h às 11h30. Os interessados podem se inscrever pelo seguinte e-mail: artkau@mandic.com.br

fonte: Assessoria de Imprensa do IPq - HC/FMUSP)