terça-feira, 5 de maio de 2009

Humanização na gestão da Saúde

Iniciativa do Hospital das Clínicas e da Associação Viva e Deixe Viver, evento acontece de 9 a 11 de julho, no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista.


Com a proposta de provocar uma reflexão aprofundada sobre o conceito de humanização e suas interfaces frente à transformação dos modelos assistenciais e de gestão, o Hospital das Clinicas e a Associação Viva e Deixe Viver realizam o Congresso de Humanização da Saúde em Ação. O evento, que terá como tema “Caminhos da Humanização para a Mudança dos Modelos de Atenção e Gestão na Saúde”, será realizado nos dias 9, 10 e 11 de julho no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, e contará com a participação de autoridades e profissionais de reconhecido destaque. A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 1200 pessoas, um terço delas de outros estados e do interior de São Paulo.

As ações de humanização debatidas nas edições anteriores do Congresso vêm contribuindo para transformar processos e procedimentos que beneficiam pacientes, instituições e toda a sociedade. Para formatar a edição de 2009, foram realizados, ao longo do ano passado, treze fóruns pré-Congresso. Estes encontros têm o intuito de levantar dados e estimular a troca de experiências sobre a humanização no setor de saúde, de forma que o conteúdo do congresso venha refletir o que vem sendo discutido e aplicado nas diversas regiões do País. Na etapa final, médicos, enfermeiros e administradores contribuem para indicar e definir temas capazes de proporcionar aos pacientes uma melhor qualidade de vida.

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e a Associação Viva e Deixe Viver, organizadores da sexta edição do Congresso, têm atuação pioneira na área da Humanização. “Desde a realização do primeiro Congresso de Humanização, em 2001, Ano Internacional do Voluntário, trabalhamos em prol desta causa e temos conseguido importantes conquistas”, observa Valdir Cimino, fundador da Associação Viva e Deixe Viver. Segundo ele, o apoio de empresas e instituições governamentais da área de Saúde tem sido fundamental na disseminação deste movimento.

Durante o Congresso, serão apresentados novos projetos, cases de sucesso e as principais tendências do setor. Informações e programação completa estarão disponíveis no portal Viva Humanização (http://www.vivahumanizacao.org.br/). As vagas para o evento são limitadas e a taxa de inscrição é de R$ 120,00 até 9 de junho (voluntários da Associação Viva e Deixe Viver, estudantes e funcionários do Hospital das Clínicas pagam metade do valor). Para preencher a ficha de inscrição, basta acessar o portal.

Inscrição de trabalhos - Até 15 de maio, profissionais e pesquisadores poderão inscrever trabalhos em duas categorias: pesquisas e relatos de experiência, que visem a relatar o processo histórico da humanização ou expansão de novos conceitos e metodologias, a partir dos eixos temáticos do Congresso (Gestão para a qualidade e humanização; Cuidado ao paciente; Valorização do trabalho profissional; Humanização no ensino em saúde e Pesquisa em humanização). Os trabalhos aprovados pela Comissão Técnico-Científica serão apresentados nas salas "Conversando sobre", sendo que 24 deles serão expostos oralmente e os demais em pôsteres. As instruções sobre formatação e regulamento estão no site do Congresso: http://www.vivahumanizacao.org.br/.

Serviço:
Congresso de Humanização da Saúde
Data.: 9, 10 e 11 de Julho 2009
Horário.: das 8h às 18h
Local.: Centro de Convenções Rebouças
End.: Av. Rebouças, 600 – Cerqueira César, São Paulo – SP
Informações e inscrições: http://www.vivahumanizacao.org.br/

2 comentários:

  1. A Humanização é a chave para um grande progéto de desenvolvimento,principalmente na aréa da saúde!!!bjss

    ResponderExcluir
  2. Olá, Lékka!
    Tá certíssima você....
    E é uma opinião que encontra eco - felizmente -entre nós, pacientes, e os profissionais de saúde.
    Obrigada por participar.
    Beijos

    ResponderExcluir