No próximo domingo, 9 de dezembro, será comemorado mais uma vez o Dia
do Fonoaudiólogo. Muito difundida na área da educação e saúde, a fonoaudiologia
também contribui de forma importante nas relações profissionais e de
comunicação no mundo corporativo. E como a especialidade pode auxiliar neste
segmento?
Nos processos seletivos, por exemplo, a forma como os candidatos se
comunicam é avaliada como habilidade essencial para quase todos os cargos em
empresas, além de ser um fator decisivo para a ascensão na carreira. A
competência comunicativa – em que a voz é a forma de comunicação mais utilizada
- é definitivamente a habilidade essencial para o sucesso na carreira no mundo
corporativo
A fonoaudióloga Ana Elisa Moreira-Ferreira, membro da diretoria da
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), e uma das maiores autoridades brasileiras no
assunto, cita alguns cuidados essenciais para o sucesso nas relações
profissionais que envolvem a comunicação e, por consequência, a avaliação,
ampliando as chances de ascensão na carreira:
1. Cada um de nós tem seu
estilo de comunicador, mas este deve ser adaptado ao contexto, ao interlocutor,
ao assunto. É essencial termos flexibilidade, transformando nosso estilo para a
necessidade do momento, favorecendo a aproximação.
2. Escutar para entender é o
primeiro passo para se comunicar bem. Somente solucionamos adequadamente as
problemáticas que se apresentam em nossas relações profissionais e pessoais se
escutamos atentamente todas as informações, dados, fatos. Mas não basta
escutar, é necessário buscar também entender o seu interlocutor, acolhe-lo e
ter empatia.
3. Faça perguntas que promovam a reflexão, demonstrando interesse
genuíno na busca de mais informações.
4. Não fique apenas nos questionamentos. Ofereça soluções para as problemáticas
que se apresentam no seu dia-a-dia.
5. Mantenha uma posição positiva frente à vida. Ninguém quer manter um
relacionamento duradouro com quem vê apenas os problemas em tudo que se
apresenta.
6. Seja assertivo, lide com a verdade, expressando-se com segurança e
clareza, mas sem agredir ao outro.
7. Combine o conteúdo da informação com a expressividade da voz. É a
voz a responsável por transmitir a informação emotiva dos fatos e, portanto,
acreditamos mais nas informações transmitidas pelas variações melódicas, do que
nas palavras.
8. Respeite as regras de
etiqueta de cada ambiente social e corporativo. Além da cordialidade necessária
na comunicação, existem regras nos ambientes que frequentamos. Melhor avaliados
seremos quanto mais respeitarmos tais regras.
9. Module sua voz, seus gestos
e seu olhar no ambiente profissional. Exageros estão relacionados a situações
de intimidade e de liberdade, o que não é bem visto no trabalho.
10. Somos avaliados por nossa
cultura e compreensão do mundo, mas somos rejeitados quando não incluímos os
ouvintes nos diálogos. Portanto, escolha o vocabulário e a estrutura das frases
pertinentes para cada situação e interlocutor. Dependendo dos seus ouvintes,
palavras difíceis apenas impõem distância e dificultam a interação.
11. Mas lembre-se: nenhum bom comunicador chega longe com discursos
vazios. É necessário buscar conhecimento sobre assuntos específicos do seu
trabalho, mas também diversificado sobre o mundo e a atualidade.
(fonte: Ana Elisa
Moreira-Ferreira, especialista em voz e motricidade oral, membro da diretoria
da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia – SBFa / Baruco Comunicação Estretégica)
Nenhum comentário:
Postar um comentário