sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Campanha Prevenção Câncer da Boca

A Santa Casa de São Paulo, através do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e da Liga de Oncologia, irá realizar a “Campanha de Prevenção do Câncer da Boca” no dia 17 de outubro, das 8h às 12h, no Ambulatório de Especialidades Dr. Geraldo Bourroul.

Neste dia, alunos da Liga de Oncologia da Faculdade de Medicina da Santa Casa e residentes na especialidade, supervisionados por médicos e da Instituição e professores da Faculdade, irão auxiliar no atendimento e realizar exames em mais de 200 pessoas. Não é necessário fazer inscrição, basta comparecer no local informado no dia da Campanha.

Os exames têm a finalidade de detectar lesões precoces, ainda não diagnosticadas. Os pacientes portadores das lesões serão encaminhados para tratamento ambulatorial. Além disto, os pacientes assistirão a uma palestra de esclarecimento sobre a doença e sobre os fatores de riscos relacionados ao câncer da boca.

O câncer da boca é uma doença bastante comum em nosso meio, representando em alguns estados brasileiros importante localização, em freqüência, entre todos os tipos de neoplasias malignas. No estado de São Paulo os tumores de cavidade oral representam a quinta causa geral de neoplasia maligna. O sexo masculino é mais acometido do que o feminino com taxas que variam entre 2:1 a 4:1.

De acordo com o o médico Antonio José Gonçalves, chefe da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Santa Casa, “a incidência de câncer da boca em homens ultrapassa 20 casos por 100.000 habitantes². Porém, no sexo feminino tem se observado um aumento da incidência da doença nos últimos anos, sobretudo relacionado ao aumento do hábito de fumar. O principal fator de risco é o tabagismo, que associado à ingestão de bebidas alcoólicas, torna-se ainda mais perigoso. A região da boca que mais comumente é acometida é a língua, no entanto, o câncer pode ocorrer em qualquer parte da cavidade oral.”

São consideradas suspeitas lesões ulceradas ou verrucosas, lesões esbranquiçadas ou avermelhadas, planas, elevadas ou com aspecto rugoso, localizadas em qualquer parte da boca. Apesar de sua freqüência no meio médico o seu diagnóstico geralmente é feito em estágios avançados da doença, onde as possibilidades de tratamento e cura são muito reduzidas. Grande parte dos doentes permanece longo tempo tratando de lesões potencialmente perigosas com automedicação ou acompanhamento inadequado e procuram tardiamente o médico.

A educação e a informação da população são fatores determinantes para que se possa prevenir, diagnosticar e tratar precocemente as doenças malignas da boca. Outro fator igualmente importante e que pode ser prevenido é a higiene bucal (inclusive dentaria). Sabemos que a incidência maior do câncer de boca ocorre em pacientes com precária higiene bucal e má conservação dos dentes, bem como o uso de próteses dentárias mal adaptadas.

“É muito importante que a população esteja informada sobre a doença e encontre na Santa Casa de São Paulo a possibilidade de se apresentar para um exame preventivo, caso se encontre em qualquer dos grupos de risco, esteja apresentando qualquer alteração suspeita em sua boca, ou simplesmente para que seja orientada acerca da doença e sua prevenção”, afirma Gonçalves.
VII Campanha de Prevenção do Câncer da Boca
Exame Gratuito
Local: Ambulatório de Especialidades Prof. Dr. Geraldo Bourroul / Rua Martins Fontes, 208 - Centro
Data: 17/10/2009 – Sábado
Horário: 8h às 12h

(fonte/texto: Assessoria de Imprensa Santa Casa-SP)

2 comentários:

  1. hola! Eu realmente gostei deste blog

    ResponderExcluir
  2. Ei, Karen!
    Desculpe o atraso em lhe responder.
    Obrigada pela mensagem e pela atenção.
    Espero ter vc por aqui mais vezes.
    Comentários, críticas e dicas, assim como você, sempre são bem-vindos.
    Saúde procê
    Abraços
    da Deborah

    ResponderExcluir