sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Radiações do Celular

No dia 24, às 17 horas, o Parque CienTec da USP receberá a palestra As Radiações da Telefonia Celular, que será ministrada por Emico Okuno, professora do Instituto de Física (IF) da USP.

Dependendo de sua frequência, as ondas eletromagnéticas recebem denominações especias, tais como: raios X, raios gama, radiação ultravioleta, luz visível, radiação infravermelha, microondas, ondas curtas, etc. A onda na faixa de microondas, utilizada na telefonia celular, interage principalmente com a molécula de água, agitando-a. Essa propriedade é utilizada no cozimento de alimentos em fornos de microondas e no aquecimento de regiões do corpo em tratamento fisioterápico com ondas curtas.

Quanto a outros efeitos da radiação de micro-ondas no corpo humano, como tumores cerebrais, os resultados de pesquisas continuam sendo contraditórios e muito polêmicos, sendo isso indicação de que, se houver efeito, ele deve ser extremamente pequeno.

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. Não é necessária inscrição prévia. Após a palestra, se o tempo permitir, haverá observação do céu através de lunetas.

O Parque CienTec fica na Av. Miguel Stéfano, 4200, Água Funda, São Paulo.

Mais informações: (11) 5077-5314.

(fonte: Parque CienTec)

Nenhum comentário:

Postar um comentário