terça-feira, 31 de março de 2009

Cistite

“A cistite é uma doença tipicamente feminina: uma em cada duas mulheres vai ter pelo menos um episódio durante a vida. Também é uma infecção simples, que, quando tratada de maneira adequada, sara rapidinho.” É desta forma que a jornalista Marjorie Umeda antecipa o que leitor@s da revista Boa Forma (edição de março 2009) irão encontrar em sua matéria sobre infecção urinária. O nefrologista Luiz Estevam Ianhez, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o ginecologista Edilson Ogeda, do Hospital Samaritano de São Paulo, e Fernando Almeida, professor de urologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) são os especialistas entrevistados por Marjorie.

Instituto de Psiquiatria realiza programa especial para autistas

O Instituto de Psiquiatria - IPq (do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP), pioneiro no estudo e tratamento do transtorno do espectro autista há mais de 30 anos, está iniciando um novo programa, o Estação Espacial, voltado ao acompanhamento específico de portadores da Síndrome de Asperger, autistas considerados de alto funcionamento, inteligentes e capazes, mas que não conseguem se relacionar/comunicar de forma adequada, sendo por isso pessoas muito solitárias.

O objetivo do programa é aproximar esses indivíduos, favorecendo a inter-relação e o desenvolvimento de vínculos e amizades.

Mais comum no sexo masculino (na proporção de uma mulher a cada dez homens), a Síndrome de Asperger representa entre 10% a 20% dos portadores de trantorno do espectro autista.

As pessoas que apresentam a Síndrome geralmente são consideradas pela família como excêntricas ou esquisitas, que ficam restritas em casa, em um mundo próprio.

O grupo está aberto para triagens e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3069 6509, somente às quartas-feiras, das 9h às 12h, com o Dr. Estevão Vadasz.

(Fonte: Assessoria de Imprensa do IPq-HCFMUSP)

Estereótipo do macho propaga Aids entre jovens

Diretora da ONU, Purnima Mane, alerta que o desafio para enfrentar a epidemia global da Aids está na prevenção da contaminação e na barreira imposta por um conceito muito mais antigo que a própria doença, os estereótipos da masculinidade ligados à promiscuidade e à rejeição aos preservativos. Confira matéria da jornalista Márcia Soman Moraes, da Folha Online, sobre as declarações de Mane, diretora do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA, na sigla em inglês).

Confira a matéria em:

Insuficiência respiratória

Entre os meses de abril e dezembro, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP, em Bauru, receberá o curso o curso de especialização em Insuficiência respiratória: fisiopatologia, monitorização e suporte. A atividade, organizada pelo Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, tem carga horária de 180 horas, além de outras 80 horas para trabalho de conclusão de curso. Parte das aulas serão por videoconferência.

O curso é indicado para médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e outros profissionais da área de saúde. O certificado de especialista é concedido pelo Hospital Sírio-Libanês. O objetivo da atividade é promover o aperfeiçoamento de profissionais da área de saúde com o desenvolvimento de capacidades para o cuidado qualificado de pacientes com insuficiência respiratória aguda.

Além das aulas teóricas por videoconferência, estão previstos dois workshops e uma aula inaugural presencial. As aulas acontecerão nas terças e quintas-feiras, das 19 às 22 horas, no Centrinho. O custo é de 10 parcelas de R$ 500,00, mas estão previstos descontos especiais conforme o número de inscritos. Há 35 vagas disponíveis e as inscrições serão recebidas até o dia 9 de abril, na Seção de Apoio Acadêmico do HRAC (Rua Silvio Marchione, 320, Vila Universitária, Bauru), ou pelo telefone (14) 3235-8420

Mais informações: (14) 3235-8420; e-mail ccex@centrinho.usp.br

(Fonte: Agência USP de Notícias)

Eu quero mais...

A exemplo de Rita Lee, eu também quero é mais saúde...
E foi por uma intermitência dela, e também por problemas no meu amado lentium, que deixei de publicar nos últimos dias.
Mas vamos lá....

sábado, 21 de março de 2009

Dica para controlar a ansiedade e não descontar na comida

Dica do psicológo Marco Antonio De Tommaso. “Quando estiver a um passo de descontar a ansiedade na comida, mude o foco! Faça qualquer outra coisa para ganhar tempo e esperar o desejo furioso de comer um chocolate passar. Ligue para alguma amiga, vá dar uma volta no quarteirão, passear com o cachorro.”

(Fonte revista Boa Forma - edição de março 2009)

Instituto vai atuar na prevenção de doenças mentais em adultos

Prevenir o aparecimento de doenças mentais em adultos a partir de ações dirigidas à infância e adolescência. É com este objetivo que está sendo criado o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Psiquiatria do Desenvolvimento para Infância e Adolescência (INCT), coordenado pelo professor Eurípedes Constantino Miguel, da Faculdade de Medicina da USP.

A inauguração oficial do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) foi realizada na última quinta-feira, dia 19/03. A iniciativa integra o Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, Ministério da Ciência e Tecnologia, que reúne 101 institutos nacionais e que visam ao desenvolvimento de tecnologia e pesquisa de ponta em várias áreas do conhecimento.

O Instituto estará ligado à Rede Nacional de Telemedicina, a Rede Nutes. O INCT terá como parceiro o Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.


(Fontes: Rede Nacional de Mobilização Social - COEP
e Agência USP de Notícias)

sexta-feira, 20 de março de 2009

Por que o café faz bem?


O café não é remédio, mas a comunidade médico-científica já considera a planta como funcional (previne doenças mantendo a saúde) ou mesmo nutracêutica (nutricional e farmacêutico). Isso porque o café não possui apenas cafeína, mas também potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais, embora em pequenas quantidades.

Na página da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), você encontra artigos dos benefícios do café para a saúde, textos escritos pelo médico e professor Darcy Roberto Lima, do Instituto de Neurologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que se dedica a pesquisar os efeitos do café na saúde humana há mais de 20 anos.


Acesse em: http://www.abic.com.br/sabor_cafe.html

Café e coração

Pela manhã ou após as refeições ou em qualquer momento do dia, o cafezinho é um dos hábitos mais tradicionais de nós, brasileiros. Mas o café pode causar malefícios à saúde, em especial, para o coração? O que dizem as pesquisas mais atuais sobre o assunto? Afinal a cafeína e outras substâncias presentes no café são benéficas ou não?

Pra responder estas e outras perguntas conversei no programa Pod Ter Saúde, da Amil, com o cardiologista Miguel Antonio Moretti, coordenador de pesquisa da Unidade Café e Coração do INCOR (Instituto do Coração), de São Paulo.

Confira em: http://www.podtersaude.com.br/

Café e sua história

Fresquinho, recém-coado ou tirado da máquina e respondendo ao nome de expresso (ou espresso, como preferem os italianos). Basta um pequeno gole de café para que você seja atrelado a uma milenar história.

Os árabes são os grandes responsáveis pelo hábito de tomar café. Tudo teria começado na Etiópia. No início, o café era conhecido apenas por suas propriedades estimulantes e a fruta era consumida fresca, sendo utilizada para alimentar e estimular os rebanhos durante viagens. Com o tempo, o café começou a ser macerado e misturado com gordura animal para facilitar seu consumo durante as viagens.

Em 1000 d.C., os árabes começaram a preparar uma infusão com as cerejas, fervendo-as em água. Somente no século XIV, o processo de torrefação foi desenvolvido, e finalmente a bebida adquiriu um aspecto mais parecido com o dos dias de hoje.

A difusão da bebida no mundo árabe foi bastante rápida. O café passou a fazer parte do dia-a-dia dos árabes sendo que, em 1475, até foi promulgada uma lei permitindo à mulher pedir o divórcio, se o marido fosse incapaz de lhe prover uma quantidade diária da bebida. A admiração pelo café chegou mais tarde à Europa durante a expansão do Império Otomano.

Interessante, não? Um pouco mais sobre a história do café você pode encontrar no seguinte link: http://www.abic.com.br/scafe_historia.html

quarta-feira, 18 de março de 2009

Debate sobre dislexia e TDAH

Acontece no dia 31, das 9 às 12 horas, no Instituto de Psicologia (IP) da USP o debate Dislexia e TDAH: questões e polêmicas teórico-práticas. O evento terá a participação de Maria Aparecida Affonso Moysés, pediatra e professora titular da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Abram Topczweski, neuropediatra, vice-presidente da Associação Brasileira de Dislexia, ambos como debatedores, além da coordenação do professor Yves de La Taille, do IP.

O significativo aumento de diagnósticos de dislexia e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) vem trazendo preocupações e levantando polêmicas. Nos meios especializados, em que estão incluídos os psicólogos, discutem-se o conceito e a precisão dos diagnósticos, as possíveis causas desses dois problemas e as terapêuticas possíveis, necessárias ou não. Os próprios conceitos de TDAH e Dislexia encontram-se em questão: avanço da ciência ou instrumentos de lucro e controle social? O evento pretende possibilitar, à comunidade USP e demais interessados, maior contaro com essa problemática atual.

O evento é gratuito, sem inscrição prévia, e acontece no Auditório Carolina M. Bori, no Bloco G do IP. O endereço é Av. Prof. Melo Moraes, 1721, Cidade Universitária, São Paulo.


Mais informações: (11) 3091-4178; site http://www.ip.usp.br/eventos/2009/dislexia.html


(Fonte: Agência USP de Notícias)

terça-feira, 17 de março de 2009

Instituto de Psiquiatria abre inscrições para tratamento de depressão

IPq inicia novo grupo para tratamento de depressão

O Instituto de Psiquiatria - IPq do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP está aceitando inscrições de pessoas de ambos os sexos, de 18 a 65 anos, que apresentem depressão mas não façam uso da medicação sertralina, para participação em projeto de pesquisa clínica que vai avaliar a importância da vitamina selênio no tratamento da depressão.

Os interessados devem ligar para 3069 7804 (no período da manhã) ou e-mail: apgarini@hotmail.com

(Fonte: Assessoria de Imprensa do IPq)

Associação Brasileira do Déficit de Atenção - ABDA

Falando, ainda, em Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, na página da Associação Brasileira do Déficit de Atenção existem diversas informações sobre o transtorno, do quadro clínico ao diagnóstico de adultos e crianças, assim como livros, artigos e links sobre o tema. Lá você encontra ainda locais públicos em que o tratamento do TDAH é feito gratuitamente.

Para acessar o site da Associação Brasileira do Déficit de Atenção, basta clicar em:
http://www.tdah.org.br/

TDAH

Hiperatividade, desatenção, esquecimento, impulsividade, imediatismo, dificuldade de concentração e inabilidade em terminar tarefas. Estes são alguns dos aspectos que podem acompanhar o chamado Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, o TDAH. Conversei sobre o tema - suas causas, diagnóstico e formas de tratamento -, com o psiquiatra e psicanalista Mario Rodrigues Louzã Neto, coordenador do PRODATH - Projeto de Déficit de Atenção e Hiperatividade no Adulto, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Ouça em: www.podtersaude.com.br

segunda-feira, 16 de março de 2009

Atendimento odontológico a pacientes especiais

A Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP promove, nesta sexta-feira e no sábado (20 e 21/03)), a primeira edição do simpósio Desmistificando o atendimento odontológico a pacientes com necessidades especiais. O objetivo do evento é divulgar os conhecimentos na área, oferecendo capacitação profissional da área da saúde ao atendimento clínico odontológico a pacientes com doença sistêmica debilitante.

O evento contará com 14 palestras que acontecerão no Espaço Cultural Capela, na sexta-feira, a partir das 8 horas, e no sábado, com início às 8h30. Podem se inscrever gratuitamente cirurgiões-dentistas e profissionais da área de saúde no site da FORP (http://www.forp.usp.br/) ou no local do evento, campus da USP em Ribeirão Preto (Av. Bandeirantes, 3900).
Mais informações: (16) 3602-4021 / 3967.
(Fonte: USP Online)

Evento de Fisiologia e Biofísica na USP

Nesta quinta (19/03), às 12h30, a disciplina Tópicos Avançados em Fisiologia e Biofísica terá a terceira palestra com o tópico Descutrição intrauterina e endotélio: alterações vasculares e inflamatórias, que será realizada no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP. A palestrante é Zuleica Bruno Fortes, professora titular do Departamento de Farmacologia do ICB - Laboratório de Diabetes e Hipertensão.
O evento é aberto ao público em geral e a entrada é franca e sem necessidade de inscrição. Estes palestras visam a interação científica. A palestra acontece no Anfiteatro Prof. Dr. César Timo-Iaria, sala 321 do 3º andar. O endereço do ICB é Av. Prof. Lineu Prestes, 1524, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: (11) 3091-7253, site http://www.fisio.icb.usp.br/
(Fonte: Agência USP de Notícias)

Simpósio sobre síndrome metabólica

No sábado, dia 21, o Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) promoverá o 4º Simpósio de Síndrome Metabólica. A reunião científica ocorrerá no Centro de Convenções Rebouças (Rua. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 23, Cerqueira César, São Paulo). A participação é gratuita.

Das 9 horas às 14h45, os especialistas irão dissertar sobre hipertensão e dislipidemia, diabetes e insuficiência cardíaca e obesidade, distúrbios neuropsiquiátricos e disfunção erétil. Em seguida, haverá discussão com os participantes de casos clínicos do dia-a-dia. As vagas são limitadas e os interessados pode se inscrever pelo telefone (11) 3812-4845 .

(Fonte: Agência USP de Notícias)

sábado, 14 de março de 2009

Tratamento para ciúme excessivo

O Instituto de Psiquiatria - IPq do Hospital das Clínicas (da Faculdade de Medicina da USP ), por meio do Ambulatório de Transtornos do Impulso está em busca de pessoas de ambos os sexos, maiores de 18 anos, que apresentem ciúme excessivo (patológico) especificamente aquele ciúme direcionado ao parceir@ amoros@ e que esteja prejudicando o relacionamento e o cotidiano do casal.

O ciúme patológico é composto por diversos pensamentos e emoções irracionais associados com comportamentos inaceitáveis ou extremos, em que a preocupação com a infidelidade do parceiro é baseada em evidências incoerentes. A partir desses pensamentos podem surgir comportamentos compulsivos na tentativa de controlar o parceiro, como verificações e espionagens, por exemplo.

Inscrições para triagem pelo telefone 3069-7805 ou e-mail: contato@amiti.com.br

(Fonte: Assessoria de Imprensa do IPq-HCFMUSP)

Meditar controla a ansiedade

“A meditação induz a um processo de relaxamento e atua no sistema nervoso fazendo com que o corpo tenha uma resposta contrária ao stress”, diz José Roberto Leite, coordenador da disciplina de medicina comportamental da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). “Ela diminui a produção de cortisol, hormônio do stress, e também do lactato, hormônio que em excesso ativa a ansiedade”, explica o médico. (Fonte revista Boa Forma - edição de março 2009)

Para ir além: Viva Melhor: Meditação - Exercícios e Inspirações Para o Seu Bem-Estar, de Bill Anderton, Editora Publifolha

Associação de portadoras de endometriose

Fundada em em novembro de 1993, a ABEND (Associação Brasileira de Endometriose, é uma entidade é assistencial, sem fins lucrativos que tem entre seus objetivos:

- Aproximar as portadoras de endometriose, por meio de encontros que buscam apoiar, orientar, aconselhar e colaborar quanto à tomada de decisão em momentos que exigem uma análise mais apurada dos fatos e de suas consequências;

- Divulgar esse desequilíbrio orgânico para a população em geral, como uma forma de educar, avaliar e entender a endometriose;

- Buscar a melhoria das condições das portadoras de endometriose, defendendo, assim, seus interesses.

A ABEND - Associação Brasileira de Endometriose está localizada no seguinte endereço:
Rua Claro de Camargo Sobrinho, 89
Vila Pouso Alegre - Barueri - SP
CEP 06402-050

O telefone da associação é o (11) 4198-8228; fax (11) 4163-5086.

Informações a respeito da entidade e suas atividades podem ser obtidas no site:

Endometriose e alimentação

Segundo a jornalista e escritora Sonia Hirsch, a dieta macrobiótica dá excelentes resultados no controle da endometriose. A alimentação contra o distúrbio consistiria basicamente em cereais, raízes, frutos, folhas e algas, com pequenas porções de feijão, peixe e frutas cozidas. Seguindo essa dieta, seria recomendado, ainda, evitar laticínios, saladas e outras comidas e bebidas tidas como ‘frias’.
Fonte: Livro Só para mulheres, de Sonia Hirsch, edição de 1994,
finalizado pela Gráfica e Editora Prensa.

Endometriose e infertilidade

Em 2008, entrevistei a ginecologista Nilka Fernandes Donadio sobre o tema. Bate-papo que você pode conferir clicando em:

http://www.podtersaude.com.br/podtersaude/endometriose/

A ginecologista e obstetra, especialista também em reprodução humana e laparoscopia, fala especialmente sobre a relação entre endometriose e infertilidade.

Endometriose

Pra começar este nosso blog vamos abordar a endometriose, tida como um dos mais frequentes distúrbios da mulher moderna. A doença que ocorre quando o endométrio (camada interna do útero) se espalha para fora deste órgão. Entre os principais sintomas estão a cólica mestrual, que atinge 90% das mulheres com a doença. Em alguns casos, no entanto, ela se manifesta de forma assintomática, ou seja, se sintomas aparentes.

Um site interessante sobre o tema é mantido pelo ginecologista Maurício Simão Abrão. Com informações para o público em geral:

http://www.endometriose.net/v2.0/pt/pacientes/index.asp

Bem-vindo!

Como dizia o sarado personagem, sucesso nos anos 90, em um programa de humor: "Saúde é o que interessa; o resto não tem pressa". Desejo de todos nós, saúde é sinônimo de bem-estar, de qualidade de vida. Ter acesso à saúde é direito de todo ser humano. E em busca dela não medimos esforços. No entanto, estar (e ser) saudável vai além do aspecto físico. Cuidar de si inclui boa alimentação e exercícios, mas não exclui o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. E para ir ao encontro da saúde e do bem-estar, uma importante ferramenta é estar informado. A intenção deste blog é ser um catalisador, e ao mesmo tempo, um multiplicador de matérias, reportagens, depoimentos, pesquisas, enfim, informações relativas à saúde, ao bem-estar, à qualidade de vida. Saúde pra todos nós!