quinta-feira, 25 de junho de 2009

Queda de idosos


O Instituto de Assistência ao Servidor Público Estadual de São Paulo lança nesta sexta-feira, dia 26 de junho, às 9h, uma cartilha de prevenção de quedas voltada para idosos com distribuição gratuita à população.


O manual foi desenvolvido pelo médico Roberto Dantas Queiroz, diretor do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), e pelo ortopedista Bartolomeu Ribeiro Coutinho Filho, também do HSPE.


O evento acontece no anfiteatro B do Hospital do Servidor Público Estadual, localizado na rua Pedro de Toledo, 1.800, Vila Clementino, próximo ao Metrô Santa Cruz.


A cartilha traz dicas para se evitar tombos em casa, onde ocorrem 70% das quedas. As orientações incluem a substituição do box de vidro do banheiro por cortinas, instalação de barras de apoio no banheiro e cuidados com a fiação elétrica.


Levantamentos da área da Saúde mostram que aproximadamente 30% dos idosos caem pelo menos uma vez por ano, sendo que entre 5% e 10% das quedas resultam em ferimentos importantes.


A cartilha será distribuída gratuitamente aos presentes ao evento e também estará disponível, a partir desta sexta-feira, no site do Instituto: http://www.iamspesaude.com.br/


(Fonte: Assessoria de Imprensa do IAMSPE)


Nenhum comentário:

Postar um comentário