O Instituto de Psiquiatria (IPq) - do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - inaugura no próximo dia 31, às 10h, sua nova brinquedoteca terapêutica, voltada ao atendimento de crianças e adolescentes vinculados ao ambulatório, hospital dia e unidade de internação do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência (Sepia).
Este novo espaço vai possibilitar à equipe do Sepia colocar em prática intervenções terapêuticas baseadas em diferentes modelos de atendimento. Entre eles a terapia filial, inédita no país, na qual os pais atuam como agentes terapêuticos de seus próprios filhos, em casa.
Na terapia filial, os pais (ou a mãe ou pai) passam por treinamento e são orientados na forma de brincar com seus filhos, aprendendo eles mesmos a brincarem. Esse pai e/ou mãe é estimulado a observar seu filho no momento do brincar, ouvindo-o de forma reflexiva, reconhecendo e respondendo aos sentimentos da criança, atuando na construção e fortalecimento da autoestima.
Aprendem ainda a criar um ambiente aconchegante para seu filho, sem julgamento, de forma que a criança se sinta segura para explorar a relação pai/mãe – filho e a si própria, incluindo seus medos, desejos e sentimentos.
A meta da brinquedoteca terapêutica é atender 40 crianças/adolescentes e 40 cuidadores todos os dias, sendo 4 grupos com 5 indivíduos pela manhã e o mesmo número no período da tarde. O projeto de intervenção terapêutica comporta sessões de 50 minutos com 4 a 5 crianças cada.
Este novo espaço vai possibilitar à equipe do Sepia colocar em prática intervenções terapêuticas baseadas em diferentes modelos de atendimento. Entre eles a terapia filial, inédita no país, na qual os pais atuam como agentes terapêuticos de seus próprios filhos, em casa.
Na terapia filial, os pais (ou a mãe ou pai) passam por treinamento e são orientados na forma de brincar com seus filhos, aprendendo eles mesmos a brincarem. Esse pai e/ou mãe é estimulado a observar seu filho no momento do brincar, ouvindo-o de forma reflexiva, reconhecendo e respondendo aos sentimentos da criança, atuando na construção e fortalecimento da autoestima.
Aprendem ainda a criar um ambiente aconchegante para seu filho, sem julgamento, de forma que a criança se sinta segura para explorar a relação pai/mãe – filho e a si própria, incluindo seus medos, desejos e sentimentos.
A meta da brinquedoteca terapêutica é atender 40 crianças/adolescentes e 40 cuidadores todos os dias, sendo 4 grupos com 5 indivíduos pela manhã e o mesmo número no período da tarde. O projeto de intervenção terapêutica comporta sessões de 50 minutos com 4 a 5 crianças cada.
(fonte: Assessoria de Imprensa do IPq/HC – FM/USP)
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