terça-feira, 14 de abril de 2009

Depressão e coração: uma estreita relação

Pesquisas apontam que a depressão pode agravar os prognósticos e prejudicar a qualidade de vida dos pacientes cardíacos.

É que os depressivos tendem a não seguir o tratamento medicamentoso voltado às doenças do coração, tampouco são propensos a realizarem as mudanças de vida propostas pelos médicos.

Para falar da relação entre a depressão e as doenças do coração, entrevistei Renério Fráguas Jr, coordenador da Residência Médica e do Grupo de Interconsultas do Instituto e do Depto. de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

O médico psiquiatra fala das causas e consequências desta estreita relação e do tratamento dos pacientes que sofrem de doenças cardíacas e de depressão.

Para ouvir acesse: http://www.podtersaude.com.br/podtersaude/depressao-e-coracao-uma-estreita-relacao/

Dependentes de internet e jogos

O IPq - Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas oferece tratamento para jovens dependentes de internet e jogos .

O Programa Transtornos do Impulso do Instituto está triando jovens de ambos os sexos, de 12 a 18 anos, que apresentem dependência de internet e jogos, para tratamento ambulatorial pelo período de 18 semanas (uma vez por semana, às quartas-feiras no período da manhã).
Os interessados devem agendar triagem pelo tel. 3069-7805 ou e-mail: contato@amiti.com.br

(Fonte: Assessoria de Imprensa do IPq /HC / FM /USP)

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Dance!


A atividade trabalha com três ferramentas que estão diretamente ligadas à vitalidade: o corpo, por meio dos passos, dos gingados e do movimento dos braços, pés e quadris; a sociabilização, estimulada principalmente pelo contato físico; e a música, que desperta diferentes emoções.

“A dança ainda tem o poder de extravasar a sensualidade, de fazer com que a pessoa se sinta mais bonita e desejada. Fisicamente, melhora a circulação, fortalece a musculatura e alonga”, diz o professor de dança Marcello Palladino, do Palladino Dança Social, em São Paulo.



(revista Claudia)

Dermatologia na atenção primária

O Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP realiza o III Curso de Dermatologia na Atenção Primária à Saúde, entre 27 de abril e 27 de julho.

Sob a coordenação do docente da Divisão de Dermatologia, Marco Andrey Cipriani Frade, e do médico Weber Soares Coelho, o curso é direcionado para médicos, residentes, enfermeiros e alunos de medicina do 5º e 6º ano.

O objetivo da atividade é promover o aprimoramento profissional teórico-prático quanto ao diagnóstico, tratamento, referência, contra-referência e prevenção de doenças dermatológicas mais frequentes na atenção primária à saúde.

O curso será ministrado todas as segundas-feiras, das 19 às 22h, no Anfiteatro da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCFMRP), na Rua Bernardino de Campos, 1000, Centro, Ribeirão Preto.

As inscrições já podem ser feitas no Centro de Educação e Aperfeiçoamento Profissional em Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, nos telefones (16) 3602-2721 e 3602-2656. O valor da taxa de participação é de R$100.

Mais informações: (16) 3602-3185

(Fonte: Agência USP de Notícias)

terça-feira, 7 de abril de 2009

Ortopedia e Traumatologia

O Instituto de Ortopedia e Traumatologia a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo realiza entre os 16 e 18 de abril um importante evento. Trata-se do COIT, Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia.

O evento, que tem como presidente e coordenador o professor Arnaldo José Hernandez, traz discussões sobre traumatologias, principalmente relacionadas a acidentes de trânsito e envolvendo motociclistas, artroplastias (cirurgia de substituição da articulação por prótese) e medicina esportiva.

No dia 15 de abril, antecedendo a abertura oficial do evento, será ministrado um curso so de medicina do esporte no voleibol e que contará com a participação, entre outros, do técnico campeão olímpico José Roberto Guimarães.

Informações sobre inscrições e programação científica: www.ciot.com.br.

Serviço:
Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (CIOT)
Realização: Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)
Local: Centro de Convenções Rebouças, localizado na Av. Rebouças, 600 – São Paulo – SP
Datas: 15, 16, 17 e 18 de abril de 2009
(Fonte: Assessoria de Imprensa/Vanessa Mastro)

Administre o estresse


Interprete de forma positiva as situações adversas e mantenha seus combustível ‘energético’ em alta. A psicóloga Ana Maria Rossi, no livro Autocontrole – Nova Maneira de Gerenciar o Stress (Editora Best Seller), aponta lições para quem se sente acuada nas horas estressantes.
1.Pergunte a si mesmo: “É problema meu?” Se não for, não assuma responsabilidade por ele.
2.Se for reflita sobre o que deve ser feito para resolvê-lo. Depois pare de se preocupar com as decisões que foram tomadas.
3.“Devo procurar ajuda?” Sendo realmente necessário um apoio, peça a quem possa colaborar de fato.



(Fonte: revista Claudia)

Psicologia e violência

Será realizado, nos dias 16 e 17 de abril, o primeiro seminário Psicologia e Violência: ensino e pesquisa. Promovido pelo Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade (PSA) do Instituto de Psicologia da USP; o evento tem por objetivo eunir docentes, profissionais e estudantes que se interessem pelo tema.

No seminário será apresentado um panorama do que vem sendo realizado pelos docentes do Departamento no campo das relações entre violência e psicologia, com a colaboração de pesquisadores de outras áreas. Não é necessário fazer inscrição prévia. O evento acontece das 9h30 às 17h30 no dia 16/04 e das 10h às 17 h no dia 17/04.

As palestras vão ser realizadas no auditório do Bloco G do IP, na Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária.

Mais informações: (11) 3091-4185 / 3091-4355

Conhecendo melhor essa tal depressão

É bem comum ouvirmos alguém que passa por algum desânimo ou enfrentar uma situação que o deixa imensamente triste, alegar que está deprimido.Mas a falta de alegria ou o simples desalento podem significar que sofremos de depressão? Afinal, como reconhecer esse mal que afeta milhões de pessoas no mundo todo?

Especialista em Psicologia Hospitalar e Clínica, Sandra Silva comenta quais são os sinais e sintomas da Depressão.

A responsável pelo Serviço de Psicologia do Total Care/SP fala, ainda, de que maneira é feito o diagnóstico e o tratamento, sem deixar de lado, as boas perspectivas que o paciente tem ao seguir a Psicoterapia.

Confira a entrevista que fiz para o Pod Ter Saúde clicando em: http://www.podtersaude.com.br/podtersaude/conhecendo-melhor-essa-tal-“depressao”/

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Pílula do dia seguinte

Na quarta-feira, dia 29 de abril, acontece o seminário Pílula do dia seguinte: Seus dilemas desafios. O seminário, que vai ser realizado na Faculdade de Saúde Pública da USP, vai apresentar e discutir os resultados do projeto Gravidez Adolescente e Pílula do Dia Seguinte: Desvelando seus sentidos entre os adolescentes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ainda em andamento.

Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente no site da Faculdade. O evento acontece, das 14h às 18h30, no Auditório João Yunes da FSP, localizado na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (11) 3082-8069 ou pelo e-mail: svalunos@fsp.usp.br


(Fonte: Agência USP de Notícias)

Castanha-do-pará



Não há desgaste físico e mental que resista a essa fruta oleaginosa. Pudera. Além de fornecer proteínas e gorduras poli-insaturadas, que fazem bem ao coração, ela é rica em zinco, que aumenta a disposição; fósforo, fundamental para a produção de energia pelas células; e selênio, que melhora o astral. “Quem trabalha, estuda e encontra um tempo para malhar pode consumir até quatro unidades por dia. Agora, se o desgaste não for tão grande, duas são suficientes, pois o valor calórico de cada castanha é alto: são 53 calorias por unidade”, atesta o médico ortomolecular Márcio Tannure, do Rio de Janeiro.




(Fonte: revista Claudia)

sexta-feira, 3 de abril de 2009

E por falar em doação de sangue...


O Hemocentro do Hospital São Paulo (HSP/Unifesp) busca, com urgência, doadores de todos os tipos sanguíneos para reposição dos estoques, que estão muito baixos.

Contrariando o que muitas pessoas pensam, doar sangue não irá afiná-lo ou engrossá-lo. Os 450 mL retirados são repostos pelo organismo em 24 horas e os voluntários ainda recebem os resultados de uma série de testes, incluindo HIV, sífilis e hepatite.

Condições para doação

  • ter entre 18 e 65 anos;

  • ter peso maior que 50kg;

  • ter feito uma refeição leve, sem jejum antes da doação;

  • não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 6 horas;

  • não estar com gripe, febre ou resfriado;

  • mulheres não podem estar grávidas, amamentando ou terem tido parto ou aborto há menos de 3 meses;

  • não ter recebido transfusão de sangue nos últimos 12 meses

  • não ter antecedentes de Hepatite, Doença de Chagas e Sífilis;

  • não ser usuário de drogas;

  • não ter feito piercing ou tatuagem há menos de um ano.

O hemocentro disponibiliza a empresas, escolas e comunidades transporte para locomoção dos grupos que estejam interessados em doar sangue. O microônibus leva até 12 pessoas ao hospital e, após a doação, retorna ao endereço de origem.

Serviço
O posto de coleta do HSP funciona na Rua Botucatu, 620, Vila Clementino, próximo à Estação Santa Cruz de Metrô. Para aqueles que preferirem ir de carro, o Hemocentro possui estacionamento conveniado na Rua Napoleão de Barros, 737.

Funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 17h.

Informações: (11) 5539-6840 / 5539-7289.


(Fonte: portal Minha Vida)

Ovos de Páscoa tem mais açúcar e gordura que o recomendado


A maioria dos ovos de páscoa comercializados nas grandes redes varejistas do país apresenta, em cada porção (25 gramas), teores de gordura e de açúcar superiores a 20% do limite diário considerado saudável. A constatação faz parte de uma pesquisa realizada por uma equipe de nutricionistas da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, no caso dos adultos, o consumo diário de até 50 gramas de açúcar. Já para as crianças de até três anos, o ideal é que sejam consumidos no máximo 14 gramas por dia.

Segundo a nutricionista da Pro Teste, Manuela Dias, o objetivo da análise é alertar principalmente os pais sobre a necessidade de controlar o consumo dos chocolates nessa época do ano.

A matéria da jornalista Thais Leitão, da Agência Brasil, você confere em:
http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/2009/04/02/ult4477u1498.jhtm

Transtorno de personalidade

O Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) realiza nesta sexta-feira (3), das 19 às 21 horas, encontro sobre transtorno de personalidade.

Durante o evento serão discutidas características, manifestações, tratamento, uso e implicações da medicação da doença.

A atividade é aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia. O evento acontece no Anfiteatro Principal do IPq, localizado à Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785, (dentro do Complexo HC), Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (11) 3069-7801

(Fonte: Assessoria de Imprensa - IPq)

Ação Cidadã - Doe Sangue


Vermelho e precioso líquido, o sangue é o responsável pela distribuição de oxigênio e nutrientes ao corpo todo. Se sua presença no organismo significa vitalidade, no caso de doentes com câncer e hemofilia e de pessoas com perda sanguínea em acidentes, ele representa sobrevivência.


Não há nenhum substituto para o sangue, doadores são a única fonte para pacientes que precisam dele. É para garantir essas demandas que os bancos de sangue brasileiros necessitam de doadores voluntários. Uma necessidade que cresce especialmente no final de ano e nas datas próximas a feriados.


No país, as doações são destinadas, em geral, a parentes e pessoas mais próximas. Na Europa, 8% da população fazem doações anuais de sangue. Por aqui, este índice cai para 1,7%. No entanto, qualquer pessoa pode ser voluntária para prover um banco de sangue e salvar vidas. Basta ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar mais de 50 quilos e ser saudável. Por ano, os homens podem doar até quatro vezes. As mulheres, um número menor: três.

O processo de doação é rápido, indolor e feito com extremo cuidado. A coleta é realizada em ambientes tranqüilos, acompanhada por profissionais da saúde e com material individual e descartável. Portanto, não há nenhum risco de o doador adquirir uma doença infecciosa. Além disso, no mesmo dia da coleta, o doador pode voltar normalmente às suas atividades.

Se a motivação em ajudar a quem precisa bateu à sua porta e você quer tornar-se doador, o site da Fundação Pró-Sangue (http://www.prosangue.sp.gov.br/) possui respostas às dúvidas mais comuns em relação à doação de sangue. Lá, você encontra ainda os endereços dos postos de coleta mais próximos.


Se preferir, ligue para o Disque Pró-Sangue 0800-550300.

Campanha do Hospital das Clínicas incentiva devolução, e redirecionamento, de medicamentos


Um programa do Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, incentiva pacientes a devolverem os medicamentos que, por algum motivo, deixaram de ser consumidos durante o tratamento. No HC todos os pacientes em tratamento ambulatorial recebem seus medicamentos de forma gratuita. Quando devolvidos, os produtos são avaliados pela equipe farmacêutica em relação às condições de integridade da embalagem, lacre, validade, alterações físicas visíveis (cor, odor, manchas, mudança na consistência), entre outras características técnicas. Após avaliação, eles são dispensados a outros pacientes com total segurança.

Durante os quatro meses de implantação do programa, 957 pacientes aderiram à campanha e 14.030 unidades de diversos tipos de medicamentos foram reintegradas ao estoque da farmácia. A medida permitiu ao hospital uma economia de R$ 120,5 mil, recursos que serão revertidos em melhorias no atendimento dos pacientes. Segundo o diretor executivo, Carlos Suslik, a iniciativa, além de gerar segurança para o paciente e economia para o Hospital, reduz impactos ao meio ambiente.

Confira a matéria, clicando em:http://www.usp.br/agen/UOLnoticia.php?nome=noticia&codntc=23628

Ensino de línguas acelera o desenvolvimento cognitivo em crianças


Uma pesquisa do Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de São Paulo analisou a influência do bilinguismo precoce sobre o desenvolvimento cognitivo de crianças.

Em seu estudo, a psicóloga Elizabete Villibor Flory analisou as vantagens e desvantagens do bilingüismo infantil a partir da teoria da equilibração do psicólogo suíço Jean Piaget.

A pesquisadora observou que, nos anos 1960, muitos pesquisadores apontavam prejuízos do bilinguismo na inteligência. Já após esta década, apareceram inúmeros trabalhos totalmente favoráveis ao bilinguismo. O que, segundo a psicóloga, pode nos levar a corrermos o risco de entrar em um outro mito: o de que o bilinguismo aumenta a inteligência.

O estudo de Elizabete Villibor Flory ganha destaque na matéria feita pelo jornalista Paulo Roberto Andrade e cuja íntegra você pode ler no seguinte link:
http://www.usp.br/agen/UOLnoticia.php?nome=noticia&codntc=23626


Atividades para obesos no IPq

O Programa de Atendimento ao Obeso do Instituto de Psiquiatria - IPq (do Hospital das Clínicas da USP) realiza no dia 6 de abril de 2009 duas atividades abertas e gratuitas.

Assim como acontece todos os meses, será realizado o encontro do Clube da Caminhada. Direcionada àqueles que desjam uma vida saudável e emagrecimento consciente, a caminhada terá a coordenação dos educadores físicos Alexandre Menegaz e Renata Pinto. A atividade acontecerá das 10h30 às 11h30

Já a palestra "Boa alimentação x efeito sanfona", com a nutricionista Cristiane Ruiz Durante, será realizada das 14h30 às 16h da próxima segunda-feira.

Os eventos acontecem no IPq, na Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 (dentro do Complexo HC, próximo ao Metrô Clínicas). Não é necessário fazer inscrição. Detalhe: não são fornecidos certificados ou declaração de comparecimento.

Informações podem ser obtidas no telefone: (11) 3069 6974.

(Fonte:Assessoria de Imprensa IPq-HC / FM / USP)


quinta-feira, 2 de abril de 2009

Relação entre hormônios, neurotransmissores e emoções


Já em sua segunda edição, o livro “Uma Questão de Equilíbrio - A relação entre hormônios, neurotransmissores e emoções”, do médico psiquiatra Sergio Klepacz é daqueles pra se ter na cabeceira. Pósgraduado em psicofarmacologia, o médico do Hospital Samaritano realiza palestras pelo Brasil e o mundo afora abordando temas como as consequências do estresse no processo do envelhecimento, nutrição e equilíbrio psicológico.

O livro é resultado de sua expriência clínica e de suas pesquisas. Bastante inovador, o livro revela uma visão mais abrangente da Medicina e mostra a importância do equilibrio da rede hormonal como pilar da saúde física, emocional e psíquica.

Vale anotar (e ler!) “Uma Questão de Equilíbrio - A relação entre hormônios, neurotransmissores e emoções”, de Sergio Klepacz, um lançamento da
MG Editores (90 páginas).

Pra saber mais sobre o especialista e também sobre o livro:http://www.totalbalance.com.br/

Gestação revisitada no pós-natal

Será realizada no próximo sábado (4), no Instituto de Psicologia (IP) da USP, a palestra A gestação revisitada no pós-natal: Um caminho para a prevenção de alterações precoces na relação mãe-bebê.

O tema será discutido pela médica psicanalista Christine Davoudian, diretora da Proteção Materno Infantil (PMI) de Saint-Dennis, Paris (França) e membro da World Association for Infant Mental Health (WAIHM).

No evento, a especialista vai comentar sobre as experiências com as gestantes atendidas no Serviço, como estratégia de prevenção de alterações precoces na relação mãe-bebê. Em seguida à conferência, a professora Erika Parlato-Oliveira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e o professor Rogério Lerner, do IP, fazem intervenções e coordenam o debate com o público.

O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail institutolangage@institutolangage.com.br.

A palestra acontece das 16 às 19 horas no Auditório Carolina Martuscelli Bori do IP, na Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco C, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: http://www.institutolangage.com.br/

(Fonte: Agência USP de Notícias)

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Como identificar se tenho diabetes?

Médica especialista em Endocrinologia e Metabologia e coordenadora da Equipe de Endocrinologia do Total Care/SP, Ana Elizabeth Pavin concedeu uma entrevista esclarecedora sobre diabetes no Pod Ter Saúde, da Amil, programa em formato podcast que apresento. A médica dá orientações gerais a quem quiser investigar se é portador da enfermidade. A endocrinologista comenta sobre os tipos de diabetes, os sinais iniciais da doença, a questão da hereditariedade e a influência do estilo de vida sobre o risco de adquiri-la, entre outros importantes pontos.

Para ouvir, basta clicar em:

Chá verde com gengibre

Sabores marcantes vindos do Oriente. As propriedades já consagradas do chá verde se unem aos benefícios da picante raiz nesta receita da nutricionista Érika Brandelli. Confira os ingredientes para a quantidade de 500 ml de água (fervente):
  • 1 pedaço de gengibre (tamanho de um dedo) picado;
  • 1-2 ramas de canela em pau;
  • 1 colher de chá de pimenta rosa;
  • 2 colheres de sopa de chá verde (erva).
Consumir este chá diariamente ao longo do dia e distantes das refeições para acelerar o metabolismo e queimar gordura. Ingerir 200 ml (1 copo comum) por vez, sem adoçar, quente ou frio. No máximo 4 xícaras por dia.

Santo Gengibre

Originário da Índia, o gengibre era usado para fins medicinais desde a Antiguidade. Com propriedades expectoramtes e anti-inflamatórias, é um santo remédio para a tosse, resfriado, dor de garganta e cólicas, entre outros. Também melhora a rouquidão e deixa a voz ‘mais bonita’. De acordo com a cultura milenar asiática, os temperos estão relacionados ao temperamento humano. No caso do gengibre, pode alterar o comportamento de uma pessoa, deixando-a mais entusiasmada e expansiva. Daí sua fama de afrodisíaco. Portanto, abuse do gengibre para afastar o frio, em um chá bem quente, acrescentando em molhos picantes e para realçar o sabor de bolos, pães e doces.

(Fonte: revista Natural da Terra)

Dicas sobre alongamento



  • Alongue-se antes e depois das atividades físicas;

  • Faça-o numa posição confortável;

  • Mantenha os alongamentos por pelo menos 10 segundos;

  • Respire normalmente, nunca segure a respiração;

  • Se sentir dor, diminua a intensidade.

Você pode alongar-se diariamente; assim poderá manter sua mobilidade, aumentar a vitalidade e reduzir o risco de lesões ou dores provenientes de qualquer atividade física.



(Fonte: Academia Bio Ritmo)


Benefícios do alongamento



  • Alonga músculos e tendões;

  • Libera as articulações e promove mobilidade;

  • Alivia inflamações durante o treino esportivo;

  • Melhora a circulação sanguínea;

  • Reduz estresse e variações de humor;

  • Melhora os níveis de concentração;

  • Aumenta e libera energia.

(Fonte: Academia Bio Ritmo)

Tipos de alongamento


Entre os tipos de alongamento mais comuns e populares está o estático que consiste em submeter um grupo muscular ao estiramento, até o ponto de sentirmos um leve desconforto. A execução de cada posição deve levar entre 10 e 30 segundos e pode ser feita de forma ativa ou passiva, ou seja, com ou sem o auxílio de uma outra pessoa. Para se obter um melhor resultado com os exercícios de alongamento recomenda-se pelo menos quatro repetições por grupo muscular e três sessões por semana para ganho de flexibilidade.

(Fonte: Academia Bio Ritmo)

Alongamento: o que é?

Entre os fatores que mais debilitam o estado geral de saúde e o bem-estar estão a mobilidade das articulações e a flexibilidade. Alongamento é o exercício específico para desenvolver ou melhorar a capacidade de flexibilidade. E qualquer pessoa pode desfrutar de uma mobilidade melhor e ainda minimizar o risco de lesões com poucos minutos de alongamento por dia, estimulando o tecido muscular ao redor de nossas articulações.

(Fonte: Academia Bio Ritmo)