sexta-feira, 3 de abril de 2009

Ensino de línguas acelera o desenvolvimento cognitivo em crianças


Uma pesquisa do Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de São Paulo analisou a influência do bilinguismo precoce sobre o desenvolvimento cognitivo de crianças.

Em seu estudo, a psicóloga Elizabete Villibor Flory analisou as vantagens e desvantagens do bilingüismo infantil a partir da teoria da equilibração do psicólogo suíço Jean Piaget.

A pesquisadora observou que, nos anos 1960, muitos pesquisadores apontavam prejuízos do bilinguismo na inteligência. Já após esta década, apareceram inúmeros trabalhos totalmente favoráveis ao bilinguismo. O que, segundo a psicóloga, pode nos levar a corrermos o risco de entrar em um outro mito: o de que o bilinguismo aumenta a inteligência.

O estudo de Elizabete Villibor Flory ganha destaque na matéria feita pelo jornalista Paulo Roberto Andrade e cuja íntegra você pode ler no seguinte link:
http://www.usp.br/agen/UOLnoticia.php?nome=noticia&codntc=23626


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