sexta-feira, 3 de abril de 2009

Ação Cidadã - Doe Sangue


Vermelho e precioso líquido, o sangue é o responsável pela distribuição de oxigênio e nutrientes ao corpo todo. Se sua presença no organismo significa vitalidade, no caso de doentes com câncer e hemofilia e de pessoas com perda sanguínea em acidentes, ele representa sobrevivência.


Não há nenhum substituto para o sangue, doadores são a única fonte para pacientes que precisam dele. É para garantir essas demandas que os bancos de sangue brasileiros necessitam de doadores voluntários. Uma necessidade que cresce especialmente no final de ano e nas datas próximas a feriados.


No país, as doações são destinadas, em geral, a parentes e pessoas mais próximas. Na Europa, 8% da população fazem doações anuais de sangue. Por aqui, este índice cai para 1,7%. No entanto, qualquer pessoa pode ser voluntária para prover um banco de sangue e salvar vidas. Basta ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar mais de 50 quilos e ser saudável. Por ano, os homens podem doar até quatro vezes. As mulheres, um número menor: três.

O processo de doação é rápido, indolor e feito com extremo cuidado. A coleta é realizada em ambientes tranqüilos, acompanhada por profissionais da saúde e com material individual e descartável. Portanto, não há nenhum risco de o doador adquirir uma doença infecciosa. Além disso, no mesmo dia da coleta, o doador pode voltar normalmente às suas atividades.

Se a motivação em ajudar a quem precisa bateu à sua porta e você quer tornar-se doador, o site da Fundação Pró-Sangue (http://www.prosangue.sp.gov.br/) possui respostas às dúvidas mais comuns em relação à doação de sangue. Lá, você encontra ainda os endereços dos postos de coleta mais próximos.


Se preferir, ligue para o Disque Pró-Sangue 0800-550300.

Nenhum comentário:

Postar um comentário