quinta-feira, 2 de abril de 2009

Relação entre hormônios, neurotransmissores e emoções


Já em sua segunda edição, o livro “Uma Questão de Equilíbrio - A relação entre hormônios, neurotransmissores e emoções”, do médico psiquiatra Sergio Klepacz é daqueles pra se ter na cabeceira. Pósgraduado em psicofarmacologia, o médico do Hospital Samaritano realiza palestras pelo Brasil e o mundo afora abordando temas como as consequências do estresse no processo do envelhecimento, nutrição e equilíbrio psicológico.

O livro é resultado de sua expriência clínica e de suas pesquisas. Bastante inovador, o livro revela uma visão mais abrangente da Medicina e mostra a importância do equilibrio da rede hormonal como pilar da saúde física, emocional e psíquica.

Vale anotar (e ler!) “Uma Questão de Equilíbrio - A relação entre hormônios, neurotransmissores e emoções”, de Sergio Klepacz, um lançamento da
MG Editores (90 páginas).

Pra saber mais sobre o especialista e também sobre o livro:http://www.totalbalance.com.br/

4 comentários:

  1. Hormomios e neurotransmissores sao a mesma coisa? Qual a diferença entre eles?

    ResponderExcluir
  2. qual a relação entre homônios e emoção

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo, segundo o médico - autor - do livro existe relação, sim. Mas confesso que não pode ser traduzida em um único parágrafo. Existem alguns artigos do especialista sobre isso. VOcê pode consultar em: http://www.totalbalance.com.br/
    Abs e obrigada por participar deste espaço. Saúde!

    ResponderExcluir
  4. C, de maneira bastante simplificada. Hormônios e neurotransmissores não são exatamente a mesma coisa. Hormônio é uma substância química específica fabricada pelo sistema endócrino ou por neurônios especializados. Já os neurotransmissores são substâncias químicas produzidas especificamente pelos neurônios, as células nervosas.Porémo, hormônios como a serotonina e o glutamato são classificados também como neurotransmissores, pois são substâncias relacionadas com o sistema nervoso (e os neurônios).

    ResponderExcluir