quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Estudo analisa atividade cerebral de médiuns na psicografia

Uma pesquisa mundial envolvendo neuroimagem analisou o fluxo sanguíneo cerebral de médiuns brasileiros durante a prática da psicografia. O estudo revelou resultados intrigantes. Há uma relação inversa entre atividade cerebral e a geração/complexidade dos conteúdos escritos: ao mesmo tempo em que há uma menor atividade cerebral durante o estado mediúnico, maior é a geração de complexos conteúdos escritos.
O trabalho foi realizado por pesquisadores do Instituto de Psiquiatria - IPq do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, da Universidade da Pensilvânia e da Universidade Thomas Jefferson, ambas nos Estados Unidos.
O estudo envolveu dez médiuns brasileiros com 15 a 47 anos de experiência mediúnica e aproximadamente 18 psicografias por mês, destros e com plena saúde mental. Os pesquisadores observaram que, durante a psicografia, os médiuns experientes apresentaram níveis mais baixos de atividade nas áreas do cérebro associadas ao planejamento, raciocínio, geração de linguagem e solução de problemas em relação à escrita normal (sem transe mediúnico).
A pesquisa Neuroimagem durante o estado de transe: uma contribuição ao estudo da dissociação foi publicada no PLOS ONE, renomado periódico científico de acesso público gratuito. Basta clicar aqui para conferir o artigo na íntegra (em inglês). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário