quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Mulheres que correm...


Se você gosta de correr e, corretamente, dedica tempo e esforços para encontrar o calçado certo para a prática esportiva, deve estender esta atenção à escolha do sutiã usado durante o treino.

Um estudo, conduzido pela Universidade de Portsmouth, da Grã-Bretanha, confirma que correr sem sutiãs apropriados para esportes pode causar danos aos seios, deixando-os caídos.

Os cientistas estudaram os movimentos feitos pelas mamas durante uma corrida e descobriram que elas balançam seguindo uma trajetória no formato do número oito. Ao fazer esse movimento, a cada passo na corrida, os seios com tamanho médio na Grã-Bretanha (equivalente aos tamanhos de 44 a 46 no Brasil) balançam nove centímetros cada um. Seios maiores balançam mais.

A corrida força a frágil estrutura de suporte das mamas, especialmente a estrutura conhecida como ligamentos de Cooper. Ao romper ou danificar esses ligamentos, a mulher corre o risco de ficar com os seios "caídos".

Os pesquisadores também descobriram que a corrida sem o suporte adequado provoca dor e desconforto temporários.

O uso de sutiãs esportivos reduz o esforço exigido dos ligamentos de Cooper. Vale, ainda, apostar em tops apropriados. Feitos com tecido elástico dão boa sustentação e evitam o balanço excessivo.


(fonte: BBC Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário