quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Diagnóstico de câncer da pele
No sábado (5), a Clínica de Dermatologia do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) atenderá a população para prevenção e diagnóstico do câncer de pele, cuja incidência é mais alta que a do câncer de mama e de próstata.
As consultas acontecerão gratuitamente das 9 às 15 horas, no Prédio dos Ambulatórios (à Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 155, Cerqueira Cesar, São Paulo, próximo à estação Clínicas do Metrô).
Mais informações: (11) 3069-7879
Ainda falando de câncer da pele...
- Pele clara que não consegue bronzear
- Muitas pintas pelo corpo
- Cabelos e olhos claros
- Familiares que tiveram câncer da pele
- Sofreu queimaduras solares
- Sardas no rosto ou ombros
- Ferida que não cicatriza
- Pinta que está crescendo
- Já teve câncer de pele.
Câncer da Pele
Neste dia, médicos dermatologistas e médicos residentes da Clínica de Dermatologia da Santa Casa examinarão a pele da população e darão palestras de esclarecimento sobre a doença e sobre os fatores de riscos relacionados ao câncer da pele. Não é necessário fazer inscrição, basta comparecer no local informado no dia da Campanha.
O exame preventivo faz parte do Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele, da Sociedade Brasileira de Dermatologia que visa informar o público a respeito da doença, orientar no sentido de mudar atitudes e comportamentos que contribuem para o surgimento do câncer da pele e poder diagnosticá-lo.
Serão realizadas orientações em relação à exposição solar, ao bronzeamento artificial, como fazer o auto-exame para identificar pintas e encorajar as pessoas a procurarem o médico assim que uma lesão suspeita for notada. Segundo estatística do Instituto Nacional de Câncer, embora o câncer da pele seja o tipo de câncer mais freqüente, correspondendo à cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil, quando detectado precocemente este tipo de câncer apresenta altos percentuais de cura.
Campanha de Prevenção do Câncer da pele
Exame Gratuito
Local: Santa Casa de São Paulo – Pavilhão Conde de Lara / Térreo
Rua Dr. Cesário Motta Júnior, 112 – Santa Cecília
Data: 05/12/2009 – Sábado
Horário: 8h às 16h
Formação de terapeuta comunitário
O objetivo é sensibilizar e capacitar pessoas que trabalham com grupos para a prática da terapia comunitária no contexto da atenção primária à saúde para exercerem uma atividade de prevenção e inserção social de indivíduos, famílias e comunidades em situações de risco, crise e sofrimento psíquico. A terapia comunitária é um espaço de escuta, partilha de sentimentos e experiências de vida. Uma metodologia própria que possibilita a ajuda mútua e a mobilização de recursos e competências, por meio da ação terapêutica do grupo.
Valor do curso: 14 parcelas de R$ 330,00.
Informações: 3069 6267 ou e-mail: ceap.ipq@hcnet.usp.br
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Desafio Global On-Line Para Promover Nutrição de Qualidade
Segundo as instituições, pode-se promover o acesso à boa nutrição para a população do mundo inteiro. A questão é como fazer disso uma realidade para comunidades que são privadas de alimentação adequada ou que desconhecem os benefícios provenientes do hábito de se alimentar bem.
O Desafio é aberto aos inovadores que apresentem ideias, capazes de garantir a nutrição a todos, bem como informações que permitam que todos se convençam da importância de uma boa nutrição. Soluções com potencial de crescimento e escala podem surgir de ideias criativas dos membros da comunidade e de organizações sociais locais e globais.
De acordo com a diretoria do Changemakers, “As melhores soluções devem apresentar programas públicos de educação, que sejam inovadores, uso criativo da tecnologia, produtos nutritivos inovadores, ou outras abordagens empreendedoras que já não estejam amplamente implementadas.
Os três vencedores do Desafio receberão um apoio financeiro de US$ 5,000, exposição na mídia e terão suas iniciativas divulgadas e reconhecidas, no Changemakers.com, como modelos que contribuem para a mudança social.
A comunidade do Changemakers escolherá, por votação on-line, os vencedores entre os finalistas selecionados por um jurado de especialistas. Todos são bem vindos à comunidade do Changemakers, você pode indicar os projetos, inscrever uma grande ideia, votar nos finalistas e interagir com membros da comunidade comprometidos com a mudança social.
Sobre a GAIN (Global Alliance for Improved Nutrition)
A GAIN (The Global Alliance for Improved Nutrition) é uma aliança orientada pela visão de um mundo sem desnutrição. A GAIN mobiliza parcerias público-privadas e fornece apoio financeiro e técnico para viabilizar o oferecimento de alimentos mais saudáveis e suplementos para aquelas pessoas com maior risco de desnutrição. Nossos projetos de parcerias inovadoras em mais de 25 países estão melhorando a vida de quase 200 milhões de pessoas. Nossa carteira de projetos está crescendo e nosso objetivo é chegar a um bilhão de pessoas.
Sobre o Changemakers da Ashoka
A Ashoka é uma organização que há 30 anos busca, investe e amplia o trabalho de empreendedores sociais no mundo. O Changemakers é uma iniciativa da Ashoka, uma comunidade global de ação que conecta pessoas para compartilhar ideias, inspirar e receber orientações, e buscar as melhores soluções em inovação social.
(fonte: informações do Changemakers da Ashoka)
Atividade Cerebral na Vigília e no Sono
O evento se propõe a identificar ondas de eletroencefalograma, correlacionadas a comportamentos de alerta, vigília relaxada, sono e sonhos. Em seguida, será efetuada meditação dirigida, a fim de que seja experienciada essa mudança de atividade cerebral e orgânica.
A participação é gratuita e aberta a todos os interessados, que devem se inscrever pelo email eventos@eciencia.usp.br ou telefone (11) 3675-8828. O evento acontece no auditório “Ernst W. Hamburger” da Estação Ciência, que tem capacidade para 190 pessoas (Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo).
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Laserterapia melhora aparência da cicatriz cirúrgica
Confira a matéria completa em: http://www.usp.br/agen/?p=12325
Blog de nutrição
Dia Mundial na Luta Contra o Câncer
Uma tenda será montada na calçada do Prédio dos Ambulatórios, por onde circulam diariamente cerca de 10 mil pessoas. No local haverá testes de monóxido de carbono expirado, distribuição de material educativo e orientações. A atividade, parte integrante das ações em atenção ao Dia Mundial na Luta Contra o Câncer, acontecerão das 10 às 15 horas. A organização é do Comitê Antitabagismo do IC, que comemora um ano do projeto “ICHC livre do Tabaco”. O projeto tem submetido à terapia de reposição da nicotina os pacientes que se declaram fumantes no momento da internação.
O prédio dos ambulatórios fica na Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 155, Cerqueira César, São Paulo, próximo à Estação Clínicas do Metrô.
Mais informações: (11) 3069 -7879/ 6246.
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Ciúme excessivo e amor patológico
Agendar triagem pelo tel. 3069 7805 ou e-mail: contato@amiti.com.br
Campanha de Doação de Sangue - Santa Casa
O Hemocentro da Santa Casa de São Paulo está comemorando a Semana do Doador de Sangue - de 23 a 27 de novembro, em homenagem ao “Dia Nacional do Doador de Sangue, 25 de novembro".
Durante a semana, o Hemocentro fará uma programação especial para agradecer os doadores, como apresentações de grupos musicais no dia 25/11. As pessoas que realizarem a doação, além de se divertirem com uma programação que atenderá a todas as idades, estarão salvando vidas.
Com apenas uma bolsa de sangue é possível atender a necessidade de três pessoas. É importante que a população doe sangue, os baixos índices de doação de sangue podem prejudicar ou levar ao cancelamento de cirurgias e atendimentos de emergência. O Hemocentro da Santa Casa é responsável pelo abastecimento de nove hospitais.
Para doar sangue é necessário:
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 18 e 65 anos;
- Ter peso superior a 50 kg;
- Vir alimentado, evitando alimentação muito gordurosa e bebida alcoólica pelo menos até 12 horas antes da doação;
- Dormir pelo menos seis horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação;
- Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Passaporte e CNH);
- Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses;
- Não estar resfriado, tomando antibióticos ou antiinflamatórios.
Postos de Coleta:
Hemocentro da Santa Casa de São Paulo
Rua Marquês de Itu, 579 – Vila Buarque
(Próximo ao metrô Santa Cecília)
Tel: 2176-7258 – você pode agendar sua doação
De segunda à sexta-feira – das 7h00 ás 18h00
Sábados – 7h00 às 15h00
Estacionamento gratuito dentro da Santa Casa
Hospital São Luiz Gonzaga
Rua Michel Ouchana, 94 – Jaçanã
Tel: 3466-1000
De segunda à sexta-feira - das 07h00 às 15h30
Sábados das 07h00 às 11h30
Hospital Geral de Guarulhos
Alameda dos Lírios, 200 – Pq. Cecap
De segunda à sexta-feira - das 07h30 às 15h30
Hospital Pérola Byington
Avenida Brigadeiro Luiz Antonio, 683 – 4º andar – Centro
Tel: 3248-8111
De segunda à sexta-feira - das 07h00 às 11h30
Mais informações acesse o site www.santacasasp.org.br/doesangue ou ligue 2176-7158.
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Cardápio ideal para fortalecer a memória
Atendimento gratuito de neuroreabilitação
- paralisia cerebral
- crianças com atraso do desenvolvimento motor
- sequela de traumatismo craniano
- sequela de AVC
- sequelas de hipóxia cerebral
- malformação cerebral
- sequela de traumatismo medular
- doenças medulares não traumáticas como mielites e mielopatias
- doenças neuromusculares como miopatias, neuropatias periféricas hereditárias e adquiridas, amiotrofia espinhal
- doença de Parkinson e Parkinsonismo
- ataxias
- doença de Alzeihmer e demências em estágio inicial
- esclerose múltipla
- esclerose lateral amiotrófica em estágio inicial
- mielomeningocele
- espinha bífida
- paralisia facial
Tratamento para dependentes de cocaína
Serão aceitos homens e mulheres de 18 a 40 anos, que não apresentem outras dependências químicas, exceto tabaco. Agendar triagens pelo telefone: (11) 3069-8159.
Santa Casa realiza Campanha de Prevenção do Diabetes
Neste dia, será realizado atendimento à população com testes de medição de glicose, distribuição de material nutricional e uma palestra de esclarecimento sobre a doença, prevenção e tratamentos adequados, com a presença de médico endocrinologista e nutricionista. Não é necessário fazer inscrição, basta comparecer no local informado no dia da Campanha.
Exame Gratuito
Clínica de Endocrinologia da Santa Casa de São Paulo
Local: Santa Casa de São Paulo – Saguão Central / Rua Dr. Cesário Motta Junior, 112 – Vila Buarque
Data: 11/11/2009 – quarta-feira
Horário: 8h às 12h
Palestra gratuita
Horário: 10h30m às 11h30m
Local: Anfiteatro Prof. Dr. Emílio Athié
Incorpore-se!
Hospital do Homem
O hospital ocupa uma área de 1,1 mil m² epossui equipamentos especiais para exames de ultrassom, urologia e procediemntos de litotripsia (que destrói o cálculo renal através de ondas de impacto).
A unidade reúne especialidades médicas como andrologia, patologias da próstata e urologia, além dos núcleos de alta resultabilidade (check-up) e de ensino e pesquisa.
O departamento de patologias da próstata é dividido em dois setores: diagnóstico e tratamento das DST, prostatites (infecções da próstata causadas por bactérias e vírus) e prevenção do HIV e HPV; e tumores (câncer e hiperplasia benigna da próstata).
Já na área de urologia, o Centro conta com profissionais de nefrourologia (hipertensão renovascular e transplante renal), endocrinourologia, neurourulogia (disfunções da vesícula, uretrais e incontinência urinária) e urologias geriátrica e plástica.
O Hospital do Homem funciona no antigo Hospital Brigadeiro, localizado na Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2.651, no Jardim Paulista, em São Paulo(SP). O telefone é o seguinte: (11) 3289-2421.
Colesterol alto dificulta cicatrização de mucosa bucal
Agora, pesquisa na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP indica que o colesterol alto também é um vilão para os tecidos da mucosa bucal que, alterados, podem acarretar dificuldades no processo de cicatrização. Além disso, a pesquisa revela que alguns desses efeitos são progressivos, ou seja, se tornam mais expressivos com o uso contínuo de alimentação com alto índice de colesterol.
Confira a matéria completa, assinada por Rosemeire Soares Talamone, em: http://www.usp.br/agen/?p=10083
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Gagueira - entrevista
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Dia Internacional de Atenção à Gagueira
No Rio de Janeiro, acontece um evento gratuito e aberto ao público em geral na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sob a coordenadora regional da fonoaudióloga Profª Leila Nagib, o evento acontece no dia 19 de outubro de 2009 e tem como tema “As universidades do Rio de Janeiro, as abordagens metodológicas e a prática clínica de cada entidade em Fluência e seus transtornos”.
O programa do encontro é o seguinte:
- 8h30 - Profª Monica de Britto, Universidade Veiga de Almeida
- 9h - Profª Regina Jakubovicz, Universidade Estácio de Sá
- 9h30 - Profª Ana Paula de Azevedo, Centro Universitário Celso Lisboa
- 10h - Profª Leila Nagib, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O evento acontece no Instituto de Neurologia Deolindo Couto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, localizado à Avenida Wenceslau Brás, 95, Campus da Praia Vermelha. Não é necessário fazer incrição para participar.
domingo, 11 de outubro de 2009
Fluência Verbal
Fluência, Transtornos de Fluência e Terapia Fonoaudiológica.
A compreensão dos conceitos de saúde e a qualidade está diretamente ligada e pode-se dizer que a comunicação eficaz tem relação estreita com esses aspectos.
A fluência da fala é uma habilidade da linguagem que é adquirida gradativamente, conforme a sua prática, o que requer tempo e ensaios. Portanto, para se ter fluência é necessário falar de modo corrente e muitas vezes; desse modo, ela é aprimorada pelo reforço da habilidade. Desenvolver habilidade da fluência tem implicação na expansão de mecanismos dos processos automáticos e muito pouco conscientes, ou seja, quanto mais houver fluência, menos atenção precisa ser voltada à fala. A fluência simplesmente acontece, sem que a pessoa saiba explicar exatamente como consegue.
Os transtornos de fluência são 5: a gagueira do desenvolvimento, a psicogênica e a neurológica, a taquilalia e a taquifemia.
A gagueira é um transtorno de fluência verbal e se caracteriza por hesitações, prolongamentos freqüentes de sons, de sílabas ou de palavras, repetições e pausas sucessivas que abalam a fluência da fala.
Cientificamente, pode ser explicada como um problema relacionado aos Núcleos da Base, que estão ligados à automatização de tarefas, sendo assim, a gagueira ocorre quando há uma negligência cerebral na automatização dos movimentos de fala, principalmente diante da palavra espontânea. Ela é involuntária e por isso a pessoa que tem gagueira não tem controle e não consegue evitar a sua ocorrência. A dificuldade se encontra em não estabelecer sinal diante do término de um fonema, de um som ou sílaba e iniciar outro som ou sílaba.
A gagueira do desenvolvimento acomete crianças em 37% até os 03 anos de idade e 68% entre 3 e 7. Atinge cerca de 5% da população de todo o mundo. Desse percentual, 1% terá um transtorno ou seja, um problema crônico, manifestando-se assim como um grande obstáculo para a comunicação. Na CID 10 seu código é F98.5.
É mais encontrada no sexo masculino, numa proporção de 4 para 1. Aproximadamente 25% das crianças que apresentam sintomas não fluentes se tornam gagas. Inexiste ainda um consenso quanto à causa da gagueira, autores defendem distintas etiologias. Existem alguns sinais predisponentes relacionados à hereditariedade, ao biológico, ao psicológico, ao lingüístico e ao social, que somados podem estabelecer uma tipologia da não fluência da fala.
Na infância, vêem-se crianças que apresentam sintomas disfluentes, mas que vivenciam apenas um período de desenvolvimento lingüístico, social, emocional, biológico e neuropsicomotor relacionado às novidades da idade. Elas perfazem o percentual de 75% que não terá o transtorno verdadeiro da gagueira.
Causada pela dificuldade dos núcleos da base de indicar o término de um som, a gagueira parece ter a transmissão genética da propensão para gaguejar, contudo, apresentar herança genética para ela não resulta, essencialmente, na sua materialização. A sua manifestação encontra-se bastante relacionada à interação com o ambiente, deste modo, faz-se necessário o acompanhamento fonoaudiológico à criança e à família, principalmente, para desmistificar o que não é científico a respeito do assunto.
A gagueira psicogênica não é uma verdadeira gagueira e sim um sintoma de conversão. Neste caso, a alteração na fluência da fala é a expressão de um conflito ou de uma necessidade psíquica. Ela se apresenta com algumas diferenças da gagueira do desenvolvimento, por ter causa psicológica. Surge em adultos (diferente da gagueira de desenvolvimento) que nunca haviam gaguejado, e se inicia a partir de um trauma psicológico. Nesses casos, o psicólogo deve atuar e o prognóstico é excelente, já que a causa é psicológica. Claro que em outra situação, se a gagueira estiver afetando a vida, impossibilitando suas ações sociais, afetivas e outras, a psicoterapia também é eficaz, contudo, questões ligadas à auto-estima, timidez na comunicação e outros, não estão relacionados à gagueira e qualquer pessoa pode vivenciá-los.
A gagueira neurológica é um dos sintomas que podem acometer uma pessoa que teve um acidente neurológico e também tem distinções marcantes da gagueira do desenvolvimento.
A taquilalia se caracteriza por uma taxa de articulação ("velocidade de fala") elevada, suficientemente intensa para prejudicar a inteligibilidade da mensagem. Não ocorrem sintomas de fala gaguejada.
A taquifemia, assim como a taquilalia, é caracterizada por uma taxa de articulação ("velocidade de fala") elevada, suficientemente intensa para prejudicar a inteligibilidade da mensagem. Entretanto, dois outros sintomas também são obrigatórios para o diagnóstico de taquifemia: aumento significativo no número de hesitações/disfluências comuns e pouca consciência do distúrbio de fluência. Além disto, essa fala taquifêmica pode apresentar alterações fonológicas e/ou fonéticas, o que prejudica a inteligibilidade ainda mais. Muitas vezes esses sintomas são apresentados também na linguagem escrita.
A fonoaudiologia tem bases científicas para o trabalho com as pessoas que gaguejam e suas famílias. A família deve ter a orientação do especialista para que aprenda a lidar com os sintomas e comportamentos que podem acompanhar a gagueira de seu filho, no caso de crianças com gagueira. Portanto, quanto mais precocemente iniciar a terapia, melhores as chances de se obter bons resultados. Essas orientações são essenciais para se estabelecer reações mais leves no período em que a gagueira surge e pode se desenvolver.
A disponibilidade dos pais, a assiduidade, o interesse, a necessidade de intervenções precoces mais estreitas, maior ou menor facilidade de estabelecer um feed back com o terapeuta e vice e versa, são algumas variantes importantes do processo terapêutico. O objetivo da terapia é a reintegração da fluência ou a suavização dos sintomas. Na medida em que a interação social se estabelece, também há maior qualidade de vida e bem estar, instituídos pelo aprimoramento na transmissão do ato de se comunicar.
Em 22 de outubro comemora-se o Dia Internacional de Atenção à Gagueira em todo o mundo e nesse ano a campanha volta-se ao professor, com orientações que podem auxiliá-lo em sala de aula ao depararem com alunos que gaguejam.
Crianças acham mais fácil falar quando há poucas interrupções e quando têm a atenção do ouvinte. Ao invés de evitar que o aluno fale, por exemplo, o professor deve convidar a criança que gagueja para a leitura em voz alta, permitir que ela leia junto com outra criança, isto facilitará a sua fluência. Deixar que outras duplas leiam juntas algumas vezes, pode ser uma prática importante no desenvolvimento da fluência na escola. Ensiná-los que existem momentos de falar e outros de escutar também facilitará a comunicação entre o aluno que apresenta gagueira e o ouvinte. Fazer contato visual; prestar atenção ao conteúdo e não na forma do dizer; falar com ela de maneira tranqüila e antes de iniciar a fala; ouvi-la até o fim e aguardar alguns segundos após ela ter concluído aquilo que gostaria de dizer; não completar as palavras e ter desmistificado o assunto gagueira, podem ser medidas simples e importantes que devem ser tomadas. Os professores, bem como os pais podem, na orientação, aprender como lidam com os sintomas de gagueira e com as reações adversas a ela.
Importante lembrar que a gagueira, distúrbio da fluência verbal, não é um transtorno psicológico e o fonoaudiólogo é o profissional adequado a tratá-la. Nem todo fonoaudiólogo sabe tratar a gagueira, há que ter conhecimentos aprofundados ou ser um especialista na área da fluência.
(artigo da Professora Leila Nagib - Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ /Coordenadora do Ambulatório de Transtornos de Fluência - CRFa 2807/RJ)
Estimulação magnética trata depressão pós-parto
Martin Luiz Myczkowski, pesquisador do IPq e psicólogo, desenvolveu um estudo de mestrado baseado no estudo desenvolvido no Instituto. Ele conta que dez pacientes foram estudadas: “Apesar de nossa amostra ser pequena, comparando pacientes que fizeram o tratamento com as que não fizeram, percebemos uma melhora muito grande. Uma depressão que era grave se tornou leve, ou praticamente sumiu.”
sábado, 10 de outubro de 2009
Dicas de Nutrição
O internauta também encontra na página a história do Mercado Municipal, informações sobre as visitas monitoradas ao local e uma agenda com os eventos que acontecerão por ali. Maria Carolina Pelatieri Rodrigues do Vale, Denise Eugenia Pereira Coelho e Thalita de Moura Santos, alunas do quinto ano do curso de graduação em nutrição da FSP, desenvolveram o site como atividade do estágio obrigatório que realizam no Mercado.
Pesquisa sobre Fadiga
Chupeta
Úlceras por Pressão
Procedimentos e ficha de inscrição, bem como a programação completa podem ser consultados no site da EE. Os valores são de R$ 120,00 para profissionais e R$ 40,00 para estudantes.
A Escola de Enfermagem fica na Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419, Cerqueira César, São Paulo, próxima à estação Clínicas do metrô.
Mais informações: (11) 3061-7531, site www.ee.usp.br/culturaeextensao/eventos.htm
Prós e contras de cortar os carboidratos da alimentação
Dicas para evitar cólicas em bebês
- Ofereça somente leite materno até os seis meses
- O bebê deve sugar o bico e parte da auréola da mama ao mamar
- A mãe não deve exagerar no consumo de gorduras e consumir bastante líquido
- Faça massagem suave na barriga do bebê com as mãos
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Radiações do Celular
Dependendo de sua frequência, as ondas eletromagnéticas recebem denominações especias, tais como: raios X, raios gama, radiação ultravioleta, luz visível, radiação infravermelha, microondas, ondas curtas, etc. A onda na faixa de microondas, utilizada na telefonia celular, interage principalmente com a molécula de água, agitando-a. Essa propriedade é utilizada no cozimento de alimentos em fornos de microondas e no aquecimento de regiões do corpo em tratamento fisioterápico com ondas curtas.
Saúde Masculina
Além de participarem de uma partida de futebol de salão, a ideia é que cerca de 80 homens da comunidade assistam à palestra do professor Miguel Srougi, da FMUSP, sobre saúde e urologia.
Antes e depois do evento, os participantes responderão a questionários para se verificar o nível de conhecimento sobre os temas e a expectativa em relação à proposta de cuidar mais da saúde.
O encontro faz parte da “Ação na Comunidade”, uma das atividades desenvolvidas pela disciplina de Atenção Primária à Saúde I, da FMUSP. Desde o primeiro ano do curso, os estudantes convivem com a rotina das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Zona Oeste da capital administradas pela faculdade. A iniciativa de trabalhar com o público masculino veio da constatação de que poucos homens procuram os serviços de saúde.
Psicologia Clínica
As três palestras serão ministradas pelos professores Eric Toubiana (Université Paris 7), Daniel Kupermann (IP) e Ana Maria Loffredo (IP). As inscrições devem ser feitas até às 17 horas do dia 5 de novembro, pelo email pospsc@usp.br. As palestras acontecerão no anfiteatro do Bloco G do IP (Av Prof. Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária, São Paulo). Mais informações: (11) 3091-1947 / 4910
Saúde na América Latina
Prevenção Câncer da Boca
- Ferida na boca que não cicatriza;
- Dor para mastigar e engolir;
- Mancha branca na boca;
- Mancha ou ferida no lábio;
- Ferida na gengiva causada por dentadura;
- Caroço duro no pescoço.
(fonte: Assessoria de Imprensa / Santa Casa - SP)
Esquizofrenia x Postos de Trabalho
A coordenadora do Projeto, Belquiz Avrichir, psiquiatra do IPq, conta que o programa piloto atendeu 13 pacientes, por seis meses em 2008, desses sete (54%), já estão trabalhando ou, estudando
Campanha Prevenção Câncer da Boca
Neste dia, alunos da Liga de Oncologia da Faculdade de Medicina da Santa Casa e residentes na especialidade, supervisionados por médicos e da Instituição e professores da Faculdade, irão auxiliar no atendimento e realizar exames em mais de 200 pessoas. Não é necessário fazer inscrição, basta comparecer no local informado no dia da Campanha.
Os exames têm a finalidade de detectar lesões precoces, ainda não diagnosticadas. Os pacientes portadores das lesões serão encaminhados para tratamento ambulatorial. Além disto, os pacientes assistirão a uma palestra de esclarecimento sobre a doença e sobre os fatores de riscos relacionados ao câncer da boca.
O câncer da boca é uma doença bastante comum em nosso meio, representando em alguns estados brasileiros importante localização, em freqüência, entre todos os tipos de neoplasias malignas. No estado de São Paulo os tumores de cavidade oral representam a quinta causa geral de neoplasia maligna. O sexo masculino é mais acometido do que o feminino com taxas que variam entre 2:1 a 4:1.
De acordo com o o médico Antonio José Gonçalves, chefe da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Santa Casa, “a incidência de câncer da boca em homens ultrapassa 20 casos por 100.000 habitantes². Porém, no sexo feminino tem se observado um aumento da incidência da doença nos últimos anos, sobretudo relacionado ao aumento do hábito de fumar. O principal fator de risco é o tabagismo, que associado à ingestão de bebidas alcoólicas, torna-se ainda mais perigoso. A região da boca que mais comumente é acometida é a língua, no entanto, o câncer pode ocorrer em qualquer parte da cavidade oral.”
São consideradas suspeitas lesões ulceradas ou verrucosas, lesões esbranquiçadas ou avermelhadas, planas, elevadas ou com aspecto rugoso, localizadas em qualquer parte da boca. Apesar de sua freqüência no meio médico o seu diagnóstico geralmente é feito em estágios avançados da doença, onde as possibilidades de tratamento e cura são muito reduzidas. Grande parte dos doentes permanece longo tempo tratando de lesões potencialmente perigosas com automedicação ou acompanhamento inadequado e procuram tardiamente o médico.
A educação e a informação da população são fatores determinantes para que se possa prevenir, diagnosticar e tratar precocemente as doenças malignas da boca. Outro fator igualmente importante e que pode ser prevenido é a higiene bucal (inclusive dentaria). Sabemos que a incidência maior do câncer de boca ocorre em pacientes com precária higiene bucal e má conservação dos dentes, bem como o uso de próteses dentárias mal adaptadas.
“É muito importante que a população esteja informada sobre a doença e encontre na Santa Casa de São Paulo a possibilidade de se apresentar para um exame preventivo, caso se encontre em qualquer dos grupos de risco, esteja apresentando qualquer alteração suspeita em sua boca, ou simplesmente para que seja orientada acerca da doença e sua prevenção”, afirma Gonçalves.
Exame Gratuito
Local: Ambulatório de Especialidades Prof. Dr. Geraldo Bourroul / Rua Martins Fontes, 208 - Centro
Data: 17/10/2009 – Sábado
Horário: 8h às 12h
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Grupos de Gênero
Dependentes de Álcool
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Cardiologia Pediátrica
O evento terá mesas-redondas, miniconferências e uma sessão de controvérsias. Contará com a participação de pesquisadores da FMRP, do Hospital das Clínicas da FMRP, do Instituto do Coração de São Paulo (Incor), Hospital Pequeno Príncipe (Curitiba, Paraná), do Hospital de Pediatria J.P.Garrahan (Buenos Aires, Argentina), Hospital Universitário 12 de outubro (Madrid, Espanha).
Mais informações: (16) 3602-2497 / 2869 ou pelo email viijornada@rca.fmrp.usp.br ou ainda pelo site http://www.rca.fmrp.usp.br/eventos/apresentacao.html
Dor de cabeça crônica é maior em filhos de mães fumantes
Os resultados reforçam as evidências científicas já descritas na literatura, que indicam que o tabagismo materno durante a gravidez está envolvido em uma série de consequências negativas para a criança ao longo da vida. A cefaléia crônica seria uma delas.
A matéria completa de Rosimeire Soares Talamone, você pode ler em:
http://www.usp.br/agen/?p=5330
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Mais uma vez, a soja...
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
E por falar em rubéola...
http://www.podtersaude.com.br/2008/09/23/rubeola/
Portal sobre câncer infantil
Segundo o coordenador técnico do projeto, Adilson Hira, “o portal foi feito para que se possa encontrar informações sobre o câncer, tanto para o público mais leigo, como para médicos e profissionais da saúde.”
O portal conta com uma área de registro de pacientes, o Sistema Oncopediatria.org, baseado nos protocolos de tratamento da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope), que auxilia na troca de informações entre grupos cooperativos de pesquisas e no levantamento de dados estatísticos e epidemiológicos sobre a doença, tipos de câncer mais presentes, localização geográfica, entre outros.
O endereço do portal é: www.oncopediatria.org
Curso sobre cuidados paliativos para comunicadores
Destinado a profissionais da imprensa e estudantes de comunicação, o evento faz parte das comemorações do Dia Mundial de Cuidados Paliativos e seu objetivo é esclarecer os principais conceitos deste modelo de assistência que está crescendo no Brasil e se tornando uma prática normatizada, porém, que ainda enfrenta resistências e é pouco compreendida.
A atividade é gratuita e vale certificado de participação. Interessados devem se inscrever pelo email ancpimprensa@paliativo.org.br, enviando nome, cargo, email, telefone e instituição ou veículo de comunicação ao qual pertencem.
Na ocasião do evento, às 8h30, uma mesa de abertura seguida de coquetel marcam o lançamento do Manual de Cuidados Paliativos da ANCP, e também do novo site da academia. Das 10h20 até as 13h30, acontecem as atividades do fórum, conforme pode ser consultado no site da ANCP.
O evento acontece no Grande Auditório do Centro de Convenções Rebouças (Av. Rebouças, 600, Cerqueira César, São Paulo).
Mais informações: email contato@paliativo.org.br, site www.paliativo.org.br/Congressos.asp?EventoAtivo=39
Nova vacina contra HPV
Rubéola
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Veículo para medicamentos “engana” células tumorais
Asma
http://www.podtersaude.com.br/2009/09/21/asma-sintomas-e-tratamento/
Exercícios aumentam expectativa de vida
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Taconesssss!
A matéria completa sobre as consequências prejudiciais do uso de salto alto pode ser lida em:
http://www.usp.br/agen/?p=4918
Jornada da Dor
Médicos, terapeutas ocupacionais, enfermeiras, psicólogos e fisioterapeutas discutirão como lidar com a dor de pacientes de diversas idades e patologias.
O evento é direcionado a residentes, estudantes de pós-graduação, graduação e aprimorandos da área da saúde. As inscrições, que podem ser realizadas no site da Lidorp, custam entre R$ 15,00 e R$ 25,00.
A jornada acontecerá na sala 1E do Bloco Didático da Faculdade de Medicina Ribeirão Preto, que fica na Av. Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, em Ribeirão.
Mais informações: www.fmrp.usp.br/lidorp
(fonte: USP Online)
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Doenças do sono
Acidentes, quedas de rendimento, aumento da ausência no trabalho e comprometimento imunológico são algumas das consequências que os indivíduos com distúrbios do sono podem sofrer. Além de prejuízo na qualidade de vida, quem sofre de insônia, apnéia e dos chamados transtornos do movimento sono-relacionado pode aumentar as chances em desenvolver hipertensão arterial, diabetes e cardiopatias. Para falar sobre as principais doenças do sono, entrevistei o Agnaldo Carlesse, chefe do Ambulatório do Sono da UNISA (Universidade de Santo Amaro) e coordenador médico da Sono Care – Laboratório de Doenças do Sono. No bate-papo, o médico otorrino fala também sobre os métodos de diagnóstico e tratamento, além de dar orientações para um sono saudável. Ouça o programa em:
http://www.podtersaude.com.br/2007/08/08/doencas-do-sono/#comm
Nanar bem
sábado, 19 de setembro de 2009
E falando em vacinação infantil...
Para ouvir o áudio da entrevista, clique em:
http://www.podtersaude.com.br/2009/08/10/vacinacao-infantil/
Vacinação contra a pólio
Segundo o Ministério da Saúde, a meta é vacinar cerca de 14,7 milhões de crianças - 95% das crianças menores de cinco anos no Brasil. A vacina estará disponível em 115 mil postos em todo o país, que ficam abertos neste sábado até as 17h - é recomendado conferir o horário de vacinação no posto mais próximo. Também é necessário levar a caderneta de vacinação da criança.
Problemas amorosos
O Instituto de Psicologia (IP) da USP promove no dia 1 de outubro, às 20h30, a palestra Tratamento psicológico de problemas amorosos, com Ailton Amélio da Silva, professor do Instituto.
O relacionamento amoroso é uma das fontes mais poderosas de alegrias e tristezas para o ser humano. Por isso, as conversas sobre este tema são tão frequentes nas reuniões informais e nas sessões terapêuticas.
Apesar desta importância, pouquíssimos cursos de formação de profissionais que tratam de problemas amorosos oferecem conhecimentos e treinamento para lidar com eles com eles de forma eficiente. A palestra vai identificar os principais problemas que prejudicam os relacionamentos amorosos e apresentar algumas maneiras de lidar com eles.
O evento é gratuito, porém restrito a quem está cursando, ou já concluiu o curso de Psicologia, ou Medicina Psiquiátrica. Todas as inscrições deverão ser realizadas por e-mail. Para se inscrever é necessário enviar um email para dialogo.usp@uol.com.br.
A palestra acontece no IP, Rua Prof. Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: email dialogo.usp@uol.com.br
Santa Casa (SP) realiza concurso para Residência Médica
A inscrição é aberta a médicos formados em todo o Território Nacional, por Faculdades oficiais ou reconhecidas, bem como médicos formados no exterior, com diploma revalidado pelas Universidades autorizadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), segundo a resolução do Conselho Federal de Medicina nº 1832/08.
As inscrições devem ser feitas através do site http://www.santacasasp.org.br/, onde os candidatos encontram todas as informações para o concurso.
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Hipertensão: medicamentos são o único remédio?
Ouça o bate-papo, clicando em:
http://www.podtersaude.com.br/2007/09/03/hipertensao-arterial-medicamentos-sao-o-unico-remedio/
Cursos de Técnico em Enfermagem e Radiologia
Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no site da instituição. Por meio do portal, aliás, as inscrições podem ser feitas. Acesse: http://www.santacasasp.org.br/
(fonte: assessoria de imprensa da Santa Casa/SP)
Mulheres hipertensas
Coordenado pela médica Cassiana Giribela, sob orientação dos professores Nilson Roberto de Melo e Fernanda Consolim Colombo, do HC, o estudo irá analisar também a influência dos contraceptivos nos exames de sangue, como colesterol, glicemia, hormônios masculinos e funcionamento dos vasos sanguíneos. A duração da pesquisa é de 12 meses.
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Hadoque
Água e idosos
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Atividade física para terceira idade
Tomar água em jejum de manhã faz bem?
Saúde e Meio Ambiente
A organização é do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, em parceria do com o Departamento de Saúde Ambiental da FSP e do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
Gratuito, o seminário acontece no Auditório João Yunes, na Faculdade de Saúde Pública (Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo, próximo ao Metrô Clínicas). Mais informações: (11) 3091-1685, email mailto:%20ineshita@usp.br, com Inês Iwashita.
Pesquisa analisa aplicação de vacina contra HPV
Para ler a matéria completa sobre o estudo publicada pela Agência USP, clique em:
http://www.usp.br/agen/?p=4187
terça-feira, 15 de setembro de 2009
A importância das fibras na alimentação
Para conferir, acesse:
http://www.podtersaude.com.br/2007/02/28/a-importancia-das-fibras-na-alimentacao/
Um, dois; arroz, arroz..
(fonte: revista Boa Forma)
sábado, 12 de setembro de 2009
Sorriso, riso, gargalhada
Excesso de trabalho
Acesse o bate papo, clicando em:
http://www.podtersaude.com.br/
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Ainda o squash...
(fonte: revista Claudia)
Squash
Segundo o professor de Educação Física Luciano Castro, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), ao praticar squash, uma pessoa de aproximadamente 70 kg gasta, em uma hora, de 700 a 800 calorias.
Basquete - 500 a 600 cal/h
(fonte: Terra)
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Esclarecendo sobre o transtorno bipolar...
Conversei com a médica psiquiatra e psicoterapeuta Rosilda Antonio, que é Membro da Associação Brasileira de Transtorno Bipolar, sobre o assunto
No programa Pod Ter Saúde, a especialista aborda, entre outros pontos, os sintomas, as formas de tratamento e o impacto do transtorno bipolar no dia-a-dia de seus portadores.
Você pode conferir a entrevista da coorganizadora dos Encontros Psicoeducacionais do Grupo de Doenças Afetivas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (SP) acessando o link:
http://www.podtersaude.com.br/2009/07/13/transtorno-bipolar/
Ainda falando da linhaça...
Linhaça
Mulheres que correm...
Um estudo, conduzido pela Universidade de Portsmouth, da Grã-Bretanha, confirma que correr sem sutiãs apropriados para esportes pode causar danos aos seios, deixando-os caídos.
Os cientistas estudaram os movimentos feitos pelas mamas durante uma corrida e descobriram que elas balançam seguindo uma trajetória no formato do número oito. Ao fazer esse movimento, a cada passo na corrida, os seios com tamanho médio na Grã-Bretanha (equivalente aos tamanhos de 44 a 46 no Brasil) balançam nove centímetros cada um. Seios maiores balançam mais.
A corrida força a frágil estrutura de suporte das mamas, especialmente a estrutura conhecida como ligamentos de Cooper. Ao romper ou danificar esses ligamentos, a mulher corre o risco de ficar com os seios "caídos".
Os pesquisadores também descobriram que a corrida sem o suporte adequado provoca dor e desconforto temporários.
O uso de sutiãs esportivos reduz o esforço exigido dos ligamentos de Cooper. Vale, ainda, apostar em tops apropriados. Feitos com tecido elástico dão boa sustentação e evitam o balanço excessivo.
(fonte: BBC Brasil)
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Cirurgia urológica
Direcionado a médicos, residentes e estudantes da área, o curso focará as técnicas cirúrgicas mais praticadas em urologia e as formas de prevenção e tratamento de complicações.
O curso acontecerá no Centro de Convenções Rebouças (Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 600, Cerqueira César, São Paulo, próximo à estação Clínicas do metrô) e tem supervisão do professor Miguel Srougi e coordenação dos médicos Ricardo Jordão Duarte e Mário Paranhos.
O curso é gratuito para residentes, pós-graduandos e estudantes.
Mais informações: (11) 3060-8080, site http://www.uro.usp.br/